Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Nota de esclarecimento sobre descontinuidade dos cursos do Campus Praça da Liberdade - Izabela Hendrix

por Marcello Ferreira publicado 13/12/2022 19h21, última modificação 25/01/2023 10h51

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, no âmbito de sua autonomia universitária, conferida pela Constituição Federal e em razão da necessária reestruturação da Educação Metodista, na qual se insere, informou a todos/as os/as discentes que os cursos de Graduação atualmente em andamento terão suas atividades descontinuadas no Campus Praça da Liberdade, em Belo Horizonte/MG, no ano de 2023.

Assim, esclarece:

- Qual o motivo do encerramento das atividades no Campus da Praça da Liberdade?

O Grupo da Educação Metodista teve seu plano de recuperação judicial homologado recentemente e, para fazer frente aos compromissos assumidos, faz-se necessário rever as atividades de instituições que estejam deficitárias e disponibilizar imóveis para serem vendidos, de forma a conseguir os recursos necessários.

O Izabela Hendrix tem um histórico de quase duas décadas com déficits econômico-financeiros sucessivos, o que levou a essa necessidade de concentrar suas atividades no campus Nova Lima e ali retomar os trabalhos, aproveitando que é um local em pleno funcionamento da Instituição.

Mais detalhamentos sobre o plano de recuperação judicial podem ser encontrados no site do Administrador Judicial.

Quando foi dado início a esse processo de recuperação, no início de 2021, eram 14 escolas de educação básica e seis instituições de ensino superior que faziam parte do Grupo.

Quantos alunos serão transferidos?

Esse é um dado sigiloso, mas podemos adiantar que menos de 1.000 alunos mantém ainda seus vínculos com o Izabela Hendrix, entre estudantes regulares e com trancamento de curso.

- Como ficam as unidades de Venda Nova e Nova Lima?

A unidade de Venda Nova foi objeto de uma desapropriação por parte da Prefeitura de Belo Horizonte (MG), em 2021, e ali está em fase de instalação uma bela escola pública voltada à Educação Infantil e Ensino Fundamental. O Izabela Hendrix passa a funcionar exclusivamente em seu campus de Nova Lima (MG).

- O Ministério da Educação (MEC) foi notificado?

Todos os trâmites legais foram e serão seguidos junto aos órgãos intervenientes dentro dos prazos determinados pela regulação. Vale destacar que o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix continua a existir e retomará suas atividades no campus de Nova Lima (MG) da Instituição.

O Instituto Metodista Izabela Hendrix quer agradecer à comunidade de Belo Horizonte, Minas Gerais e de todo o Brasil. E mantém como legado as dezenas de milhares de alunos/as que estudaram no Colégio Metodista Izabela Hendrix ou no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, ao longo de 118 anos de história. Bem como homenagear as famílias alcançadas, os/as professores/as, gestores/as e funcionários/as técnico-administrativos/as que ajudam a transformar a realidade brasileira e em muitos países, tanto enquanto profissionais como em incontáveis ações sociais e comunitárias na busca do Bem Comum. Temos confiança que esse novo momento, exclusivamente no Campus Nova Lima, se revele também profícuo.

Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

registrado em: ,