Você está aqui: Página Inicial / Notícias / NPJURIH registra mais de 2,5 mil atendimentos

NPJURIH registra mais de 2,5 mil atendimentos

por Instituto Metodista Izabela Hendrix — publicado 03/04/2009 05h00, última modificação 15/12/2015 16h16
A atuação do núcleo também contribui para desafogar algumas demandas da Defensoria Pública

O Núcleo de Práticas Jurídicas Izabela Hendrix, entre os anos de 2002 e 2008, atendeu gratuitamente 2.535 demandas da comunidade carente de Belo Horizonte, nas áreas cível e penal. Criado para atender à obrigatoriedade curricular de atividades práticas do Direito para alunos a partir do 7º período, o setor reflete também o compromisso da Metodista de Minas – Izabela Hendrix com a comunidade e com a responsabilidade social, além de oportunizar aos estudantes o contato com clientes reais.

Os alunos, acompanhados pelos professores, realizam o atendimento ao público que, primeiramente, passa por uma triagem. São recebidos casos de pessoas com renda de até três salários mínimos, exceto as que envolvem questões trabalhistas. Os estudantes também elaboram e acompanham o andamento das petições, que são corrigidas e monitoradas por professores do curso de Direito. Alguns casos de júri também contam com a participação ativa dos alunos.

O NPJURIH é também pioneiro na obtenção de mandados de segurança para a concessão de medicamentos e a execução de cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Seu trabalho tem sido reconhecido não somente pela comunidade que utiliza os serviços do núcleo, mas também pela Defensoria Pública, que indica o setor e encaminha clientes. Desta maneira, a Metodista de Minas proporciona aos seus alunos uma formação ampla e qualificada para a atuação no mercado de trabalho, e cumpre seu papel de propulsora do desenvolvimento social.