Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Oficina do projeto Ecoarq leva oficina de bambus à comunidade de Sabará

Oficina do projeto Ecoarq leva oficina de bambus à comunidade de Sabará

por raissa.ferreira — publicado 16/10/2017 11h10, última modificação 14/11/2017 16h30
Realizada na Unidade Fazendinha, atividade apresentou diversos usos do material
Oficina do projeto Ecoarq leva oficina de bambus à comunidade de Sabará

No último dia 2 de setembro, o projeto de extensão Ecoarq, iniciativa vinculada aos cursos de Ciências Biológicas e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, promoveu oficina que levou conhecimentos sobre objetos e utensílios de bambu à população da cidade de Sabará.

Realizada na Unidade Fazendinha, a atividade apresentou à comunidade de Roça Grande as possibilidades de renda que o bambu oferece. Os participantes participaram de exercícios práticos de manejo e manuseio do bambu e também utilizaram materiais renováveis disponíveis na região e os aproveitaram para a produção de talheres, bandejas, copos, caixas e diversos outros utensílios que podem ser utilizados como fonte de renda.

A oficina foi ministrada pelos professores Mônica Smits, do curso de Arquitetura e Urbanismo, e Ricardo Latini, do curso de Ciências Biológicas, e contou com o apoio da prefeitura de Sabará, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, representada pela secretária Nivia Silva. A parceria permitiu a utilização das dependências do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Roça Grande para as inscrições e refeições (café da manhã, almoço e lanche da tarde) para todos os participantes.

Para a professora Mônica Smits, a parceria do Ecoarq com a prefeitura de Sabará foi de grande importância para o sucesso da oficina. “O apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social foi um suporte muito importante para a divulgação da atividade e para o repasse dos conhecimentos para a comunidade de Roça Grande”, conta.

O objetivo das atividades foi apresentar o bambu dentro da permacultura (cultura permanente) e capacitar a comunidade local em diferentes técnicas de utilização do material para produção de objetos, mobiliários e até estruturas mais elaboradas. A série de conhecimentos tem a finalidade de criar fontes de renda para as pessoas.

Quanto aos resultados da oficina, Smits considera que a oficina cumpriu com sua função e foi bem-sucedida. “O trabalho foi um sucesso e possibilitou o ensino de uma nova fonte de habilidades técnicas que com certeza poderão ajudar a sustentabilidade das pessoas que participaram", revela.