Você está aqui: Página Inicial / Notícias / ONU Mulheres lança concurso de curtas sobre igualdade de gênero

ONU Mulheres lança concurso de curtas sobre igualdade de gênero

por bob.villela — publicado 20/04/2016 15h12, última modificação 20/04/2016 15h26
Os vídeos devem ter até 1 minuto e debater os papéis de homens e mulheres na sociedade

A Onu Mulheres está lançando um concurso de vídeos de 1 minuto, com o tema “Igualdade de Gênero Imagine: Como seria o mundo sem as imposições sociais em relação ao que é esperado de cada gênero?”. O concurso é parte da campanha “O Valente Não É Violento”

Podem se inscrever estudantes do Ensino Fundamental ou Médio, ou profissionais interessados em produções audiovisuais. O vídeos vencedores serão exibidos durante os 16 Dias de Ativismo no site da ONU Mulheres.

O Valente não é Violento é uma iniciativa da ONU que tem como objetivo estimular a mudança de atitudes e comportamentos dos homens, enfatizando a responsabilidade que devem assumir na eliminação da violência contra as mulheres e meninas. Desse modo, a juventude da América Latina e do Caribe poderá ter uma vida livre da violência machista.

A iniciativa convida as pessoas a repensar e transformar os estereótipos, ou seja, as ideias pré-concebidas dos papéis sociais denominados femininos ou masculinos e das crenças sobre o que as mulheres e os homens devem ser ou fazer. Em nossa sociedade, existe uma série de estereótipos de gênero –papeis sociais atribuídos a homens e mulheres- que são danosos e restringem a escolha e liberdade de cada um. Ao nascer, meninos e meninas são orientados a exercer papeis e se a comportar de determinada maneira. Isso acontece com a escolha da profissão, a expressão de sentimentos, o cuidado com os filhos e com a casa, as possibilidades de carreira no mercado de trabalho.

Mais informações serão divulgadas em breve no site http://www.ovalentenaoeviolento.org.br/

Texto original publicado em: http://generoeeducacao.org.br/onu-mulheres-lanca-concurso-de-curtas-sobre-igualdade-de-genero/