Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Palestra informa sobre o funcionamento da declaração de Imposto de Renda

Palestra informa sobre o funcionamento da declaração de Imposto de Renda

por Isabela Carvalho publicado 24/04/2019 20h50, última modificação 24/04/2019 20h50
Palestra informa sobre o funcionamento da declaração de Imposto de Renda

O Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Rogério Cerqueira ministrou a palestra “Imposto de Renda: Funcionamento do programa gerador da declaração de impostos”, no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, no dia 10 de abril. O palestrante falou sobre sua experiência e sobre o imposto de renda referente ao ano de 2019.

De acordo com Rogério, abordar o tema é de grande importância para os estudantes. “O assunto é elementar e deveria ser discutido em todas as universidades e escolas para a divulgação do tributo na construção de uma sociedade mais desenvolvida. Abordei também sobre o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) que proporciona aos alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis o conhecimento de como funciona a administração tributária de uma forma geral”, explicou.

Segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Norma Saraiva, o evento ocorre anualmente com o objetivo de auxiliar os alunos. “Todo ano a gente promove aqui no Izabela Hendrix um treinamento da declaração de Imposto de Renda de pessoa física com as alterações que ocorreram no exercício de 2018 que deverá ser entregue até 2019. Hoje o evento é voltado para os alunos do projeto de extensão do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), alunos que fazem estágios e toda a comunidade acadêmica”, contou.

O coordenador do curso de Administração, Walker Nascimento, contou sobre os objetivos da palestra. “A ideia de trazer um auditor da Receita Federal é mostrar para os alunos as mudanças no exercício da declaração. O assunto é muito importante na formação profissional de gestão, mesmo que ele não atue nessa área, ele precisa saber quais são os pilares dos tributos”, comentou.

A palestra também apresentou o funcionamento da apuração, declaração e pagamento do imposto de renda.