Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Participe da Semana de Biologia

Participe da Semana de Biologia

por josiane.dutra publicado 27/05/2020 15h25, última modificação 27/05/2020 15h25
Participe da Semana de Biologia

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promove, entre os dias 1º a 05/06/2020, a Semana da Biologia. O evento será on-line e as inscrições deverão ser feitas no link https://bit.ly/3fESSFf.

A semana contará com vários palestrantes que abordarão temas importantes, como: Pangolim: diversidade e evolução; Guardiões da floresta: o papel do mico-leão-preto na conservação da mata atlântica; o Ensino de Ciências e Biologia durante a COVID-19, entre outros temas.

Confira a programação completa:

01/06

19h - Pangolim: diversidade e evolução - Rodrigo Parisi Dutra (Biólogo, Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutor em Zoologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é pesquisador associado ao Laboratório de Paleozoologia do ICB/UFMG. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Paleozoologia)

02/06

19h - Guardiões da floresta: o papel do mico-leão-preto na conservação da Mata Atlântica - Gabriela Cabral Rezende (Bióloga, formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - campus de Botucatu, mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pela Escola de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS/IPÊ) e especialista em Manejo de Espécies Ameaçadas pela Durrell Conservation Academy e Universidade de Kent (UK). Atuação profissional em projetos de conservação de fauna, com pesquisa aplicada, manejo e educação ambiental. Experiências internacionais na Argentina, Costa Rica e Reino Unido. É professora assistente do Study Abroad Global Seminar "Conservation Biology and Practice in Brazil’s Atlantic Forest" para a University of Colorado-Boulder em parceria com o IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas. Atualmente coordena o Programa de Conservação do Mico-leão-preto e outros projetos de pesquisa e conservação no IPÊ e é doutoranda na UNESP - campus de Rio Claro.)

21h - O Ensino de Ciências e Biologia durante a COVID-19 - Matheus Vieira Machado e Vinícius Aparecido Braz (Egressos do curso de Ciências Biológicas do Izabela Hendrix e professores de Ciências e Biologia da Rede Privada e Pública de Ensino, respectivamente)

03/06

19h - Como projetos de conservação estão se adaptando em tempos de crise - Alexandre Martins Costa Lopes (Biólogo, Gerente de Projetos no Instituto de Pesquisa e Conservação de Tamanduás no Brasil)

21h - Destaque Acadêmico Biologia Izabela Hendrix - Colegiado do curso de Ciências Biológicas (Premiação das categorias Trabalho Integrado, TCC - Projeto e Pesquisa e TCC - Pesquisa.)

04/06

19h - Morcegos, coronavírus e uma história secreta de sobrevivência - Roberto Leonan Morim Novaes (Biólogo, Mestre e Doutorando em Biologia Evolutiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua há mais de 15 anos em pesquisas com ecologia e evolução de morcegos e, mais recentemente, na investigação de vírus, bactérias e outros potenciais patógenos associados à morcegos brasileiros. É autor de mais de 50 artigos científicos, dois livros e diversas outras produções. É coordenador da Secretaria da Mata Atlântica na Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros, professor adjunto do Centro Universitário Celso Lisboa e membro de grupo de pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro)

05/06

19h - A importância do diagnóstico molecular de SARS-CoV-2 (COVID-19) - Sílvia Helena Sousa Pietra Pedroso (Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela PUC Minas. Especialista, Mestre e Doutora em Microbiologia pela UFMG. Atualmente é especialista laboratorial em Diagnóstico Molecular de Doenças Infecciosas na Simile Imunologia Aplicada é Professora Adjunta na PUC Minas)

21h - Rotina da ROCCA na pandemia da COVID-19 - Romagno Passon da Mata (Sargento da PMMG, Comandante da ROCCA - Rondas Ostensivas com Cães, em Ubá. Adestrador e instrutor)