Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Por inovação, curso de Administração adota Metodologias Ativas como proposta pedagógica

por rodrigo.melo — publicado 30/09/2016 17h33, última modificação 30/09/2016 17h33
Novos recursos estimulam participação de alunos em suas formações

Sempre em busca de aperfeiçoamento e inovação em seu sistema de ensino, o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix passou a utilizar um novo recurso pedagógico para o curso de Administração: as Metodologias Ativas.

A novidade consiste em uma estratégia de aprendizagem em que o estudante participa ativamente da construção de sua formação. “No ensino convencional, docentes ministram aulas, depositando o conhecimento na cabeça de seus alunos. Na nova proposta, o discente deixa a passividade e se envolve em atividades práticas, colaborando no processo de composição dos saberes”, explica Silas Fernandes Rocha, coordenador do curso de Administração.

Para desenvolver a proposta pedagógica, a graduação em Administração tem feito uso do espaço de Metodologias Ativas do Izabela Hendrix. No ambiente, as aplicações ocorrem por meio de várias estratégias: aprendizagens baseadas em equipes (TBL - Team Based Learning) e problemas (PBL - Problem Based Learning), brainstorming para solução de adversidades, gamificação (jogos simulados, técnicas de engajamento de recreações em diferentes situações na gestão empresarial), painel de controle com tarefas colaborativas, produção de mapas conceituais, estudos de caso relacionados à formação profissional, entre outras.

Silas Fernandes Rocha acrescenta que os recursos implementados são importantes para a carreira acadêmica e profissional dos discentes. “A proposta trabalha e desenvolve diversas competências e habilidades requeridas pelo mercado e que estão previstas na formação do egresso”, revela.

O coordenador também reconhece a importância da estrutura recentemente inaugurada pelo Izabela Hendrix para a aplicação das Metodologias Ativas. “O espaço estruturado auxilia nas estratégias utilizadas e cria um clima colaborativo e participativo, levando nossos alunos a interagirem com as novas tecnologias que serão utilizadas no processo de sua formação profissional”, opina.