Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Portal de periódicos é disponibilizado pelo Izabela Hendrix

Portal de periódicos é disponibilizado pelo Izabela Hendrix

por Instituto Metodista Izabela Hendrix — publicado 13/04/2011 05h00, última modificação 15/12/2015 16h17

A comunidade acadêmica conta agora com uma nova ferramenta eletrônica para disseminar o conhecimento científico produzido na Instituição. Por meio do Portal de Periódicos ( http://pe.metodistademinas.edu.br/ojs/ ) é possível submeter originais ou ler artigos que estão sendo produzidos por pesquisadores do Izabela Hendrix e de outras instituições.

No espaço é possível acessar a Revista Tecer – com recente edição publicada – e outros periódicos do Izabela, nas áreas de Direito; Biológicas, Formação Docente, Saber Teológico e Arte e Discurso. Em todas elas é possível submeter artigos, resenhas e comunicações, conforme normas e procedimentos que podem ser facilmente compreendidos pelo internauta.

O portal utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) – software desenvolvido para a construção e gestão de publicações periódicas eletrônicas. A ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Recomendado pela CAPES, o processo editorial no SEER permite uma melhoria na avaliação da qualidade dos trabalhos e uma maior rapidez no fluxo das informações.

A aceitação do SEER pela comunidade brasileira de editores científicos vem do desempenho do sistema e de sua fácil adaptação aos processos de editoração em uso. A tecnologia também permite que a disseminação, divulgação e preservação dos conteúdos das revistas brasileiras apresentem melhoria na adoção dos padrões editoriais internacionais para periódicos on-line 100% eletrônicos.

As edições anteriores serão inseridas paulatinamente no portal. O professor José Aparecido, responsável pela implantação da plataforma, incentiva a comunidade acadêmica a se envolver com novo projeto. "Encorajamos fortemente os autores a cadastrarem-se no portal e submeterem seus originais", salienta. Para fazer isso, o pesquisador deve acessar o link, cadastrar-se como autor e submeter o documento na publicação de seu interesse. Uma equipe de avaliadores irá emitir parecer sobre o trabalho, e o acadêmico pode acompanhar o andamento do processo de avaliação e edição no próprio portal.
 
Acesse:
http://pe.metodistademinas.edu.br/ojs/ - Todas as revistas estão com submissões abertas.

Acesse também a nova edição da Revista Tecer: http://pe.metodistademinas.edu.br/ojs/index.php/tec/issue/current