Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Produção acadêmica do Izabela Hendrix adere ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq

por rodrigo.melo — publicado 19/08/2016 09h06, última modificação 19/08/2016 09h06
Por mais visibilidade, instituição agora concentra trabalhos científicos em ferramenta nacional

Sempre em busca da excelência de sua produção acadêmica, o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix passou a contar com mais uma ferramenta para aprimorar os trabalhos científicos desenvolvidos por seus professores e alunos.

A novidade adotada é o Diretório de Grupos de Pesquisas (DGP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A ferramenta consiste em um inventário dos grupos de pesquisa em atividade no País. Sua base de dados é alimentada por pesquisadores de universidades e instituições de ensino superior de diversas naturezas. Eficiente instrumento para intercâmbio e troca de informações, o DGP permite descrever os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica no Brasil e com isso promover a realização de censos, entre outras possibilidades.

De acordo com o professor José Aparecido, coordenador da área de Pesquisa do Izabela Hendrix, a utilização do dispositivo do CNPq ampliará a visibilidade da produção científica realizada pelo Centro Universitário. “A criação de grupos e o respectivo cadastro no Diretório permitem o compartilhamento de informações sobre trabalhos em andamento e a mensuração em bases oficiais. Além disso, a ferramenta também auxilia pesquisadores a obter bolsas de produtividade e instituições a criar cursos de mestrado e doutorado”, explica.

Para inaugurar a novidade, o Izabela Hendrix conta com cinco grupos de pesquisa cadastrados no Diretório do CNPq: Educação, Direitos Humanos e Inclusão; Engenharias e Arquitetura; Saúde Coletiva; Specularis – Subjetividades, poder, corpo, consumo e identidade; e Educação a Distância.

Docentes e estudantes interessados em participar do DGP podem obter informações sobre a ferramenta em contato com a Coordenação de Pesquisa. Os esclarecimentos podem ser feitos por meio do e-mail pesquisa@izabelahedrix.edu.br.