Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professor do Izabela Hendrix - Metodista de Minas participa de julgamento de anistia a jornalistas perseguidos pelo regime militar

por Instituto Metodista Izabela Hendrix — publicado 04/01/2008 06h00, última modificação 15/12/2015 16h16

No próximo dia 04, a Imprensa no Brasil vive momento histórico com a sessão de julgamento de processos de jornalistas perseguidos pela ditadura militar. A ação da Comissão Nacional de Anistia, vinculada ao Ministério da Justiça (MJ), integra as comemorações do centenário da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

O Instituto Metodista Izabela Hendrix se faz presente nessa etapa representativa da consolidação da democracia brasileira por meio do professor e advogado Rodrigo Gonçalves, único representante da capital mineira na Comissão de Anistia. Gonçalves será relator de pelo menos três dos processos que serão julgados na sessão solene, inclusive de jornalistas do Pasquim, publicação que foi símbolo da resistência à ditadura.

O evento de abertura da homenagem ao centenário da ABI, marcado para 11h, contará ainda com a presença do ministro da Justiça, Tarso Genro, do presidente da instituição, Maurício Azêdo, do presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, e da presidente da União Nacional dos Estudantes, Lúcia Stumpf.

Às 14 horas, será instalada a sessão especial de julgamento para apreciação dos requerimentos de anistia política de jornalistas, e viúvas de jornalistas, perseguidos pelo regime militar. As solenidades acontecem na sede da Associação, no Rio de Janeiro.

Outras informações:

Ministério da Justiça