Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professora da Gestão Ambiental apresenta estudo sobre possíveis efeitos das antenas do sistema de telefonia celular na saúde

Professora da Gestão Ambiental apresenta estudo sobre possíveis efeitos das antenas do sistema de telefonia celular na saúde

por Instituto Metodista Izabela Hendrix — publicado 23/06/2008 05h00, última modificação 15/12/2015 16h16
Trabalho de Qualificação de doutorado será apresentado em programa de pós-graduação da UFMG

A professora do curso de Gestão Ambiental do Izabela Hendrix, Adilza Dode, apresenta, no próximo dia 27, a Qualificação de seu trabalho de pesquisa de doutorado no Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG. Adilza Dode estuda os possíveis efeitos das radiações eletromagnéticas provenientes de estações radiobase do sistema de telefonia celular em Belo Horizonte na saúde urbana e ambiental.

Um dos objetivos do estudo é avaliar as relações entre a distribuição das antenas  de telefonia celular no espaço urbano e o índice de óbitos por neoplasias nas áreas de maior concentração das mesmas. Resultados preliminares constatam essa relação, mostrando maior incidência na região Centro-Sul da cidade. Segundo a pesquisa, no Brasil existem 130  milhões de aparelhos de telefonia móvel e mais de 33 mil Estações Radiobase instaladas. 

A defesa da Qualificação será no dia 27, sexta-feira, às 16h, na Escola de Engenharia da UFMG (Av. do Contorno, 842, sala 501). Comissão Examinadora: Profª  Dra. Mônica Maria Diniz Leão, orientadora/UFMG; Profª Dra. Waleska Teixeira Caiaffa, co-orientadora/UFMG; Prof. Dr. Francisco de Assis Ferreira Tejo, examinador/UFCG; Prof. Dr. Wilfrid Keller Schwabe, examinador/UFMG; Dr. Guilherme Franco Netto, examinador, Funasa/DF.