Professora da Gestão Ambiental apresenta estudo sobre possíveis efeitos das antenas do sistema de telefonia celular na saúde
A professora do curso de Gestão Ambiental do Izabela Hendrix, Adilza Dode, apresenta, no próximo dia 27, a Qualificação de seu trabalho de pesquisa de doutorado no Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG. Adilza Dode estuda os possíveis efeitos das radiações eletromagnéticas provenientes de estações radiobase do sistema de telefonia celular em Belo Horizonte na saúde urbana e ambiental.
Um dos objetivos do estudo é avaliar as relações entre a distribuição das antenas de telefonia celular no espaço urbano e o índice de óbitos por neoplasias nas áreas de maior concentração das mesmas. Resultados preliminares constatam essa relação, mostrando maior incidência na região Centro-Sul da cidade. Segundo a pesquisa, no Brasil existem 130 milhões de aparelhos de telefonia móvel e mais de 33 mil Estações Radiobase instaladas.
A defesa da Qualificação será no dia 27, sexta-feira, às 16h, na Escola de Engenharia da UFMG (Av. do Contorno, 842, sala 501). Comissão Examinadora: Profª Dra. Mônica Maria Diniz Leão, orientadora/UFMG; Profª Dra. Waleska Teixeira Caiaffa, co-orientadora/UFMG; Prof. Dr. Francisco de Assis Ferreira Tejo, examinador/UFCG; Prof. Dr. Wilfrid Keller Schwabe, examinador/UFMG; Dr. Guilherme Franco Netto, examinador, Funasa/DF.