Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professora do Izabela Hendrix tem artigo publicado em importante revista científica

por Instituto Metodista Izabela Hendrix — publicado 08/12/2013 07h00, última modificação 15/12/2015 16h17

A coordenadora do curso de Biomedicina do Izabela Hendrix, Linaena Méricy da Silva Fonseca, teve um artigo publicado recentemente em uma importante revista científica. O estudo – que faz parte do pós-doutorado da docente – demonstra a grande interação entre as áreas biomédica e de ciências exatas, e foi uma parceria entre o Laboratório de Patologia Comparada do Instituto de Ciências Biológicas e o Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O artigo propôs um mecanismo matemático simples onde a frequência variável das células tronco do câncer, um dilema ainda sem solução, pode ser entendido como consequência da complexidade do microambiente celular. Tal complexidade diminui o tamanho mínimo do nicho celular necessário à sobrevivência das células tronco do câncer, favorecendo seu desenvolvimento.

Na pesquisa foi possível ainda inferir a possibilidade de os métodos de tratamento convencionais, projetados para eliminar as células do câncer não tronco, atuarem no sentido de estimular o desenvolvimento das células tronco do câncer. Este fato anti-intuitivo indica que tais células tronco do câncer tendem a proliferar com a atuação de quimio ou radioterapia, lançando alguma luz sobre os fenômenos das recidivas e das metástases.

O artigo produzido pela professora do Izabela Hendrix está em inglês. Para conferi-lo, basta clicar AQUI.

Para conferir a revista científica, que também está em inglês, clique AQUI.