Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docentes apresentam trabalho coletivo em congresso de gestão ambiental

Docentes apresentam trabalho coletivo em congresso de gestão ambiental

por rodrigo.melo — publicado 08/12/2016 16h07, última modificação 09/12/2016 10h37
Alexandra Saraiva Soares, Fernanda Alvim Ribeiro Oliveira e Helena Lanna Figueiredo representaram Izabela Hendrix
Docentes apresentam trabalho coletivo em congresso de gestão ambiental

Entre os últimos dias 21 e 24 de novembro, foi realizado o VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental (IBEAS) em Campina Grande, na Paraíba. No evento, três professoras do curso de Direito do Centro Universitário Izabela Hendrix apresentaram um trabalho em conjunto e representaram a instituição.

“A Perícia Ambiental no novo CPC” foi o tema o tema do trabalho feito pelas docentes Alexandra Fátima Saraiva Soares, Fernanda Alvim Ribeiro Oliveira e Helena Lanna Figueiredo. A produção teve como objetivo realizar um apanhado teórico-conceitual acerca da perícia ambiental, do perito, da responsabilidade civil em matéria ambiental, bem como das inovações trazidas pelo novo Código de Processo Civil.

Entre outros aspectos, o trabalho buscou fazer associações do texto do CPC com as perícias que atendem demandas específicas decorrentes das questões ambientais, em que o principal objeto é o dano ambiental ocorrido ou o risco de sua ocorrência. “O novo código reconhece a importância da prova pericial e apresenta inovações para a designação do perito. O trabalho é um instrumento relevante para esclarecer os profissionais das áreas técnicas e jurídicas sobre as novidades trazidas pela mais recente publicação”, explica a professora Alexandra Fátima Saraiva Soares.

Sobre o fato de representar o Izabela Hendrix em produção coletiva no IBEAS, a docente reconhece diversos benefícios nesse tipo de construção. “A elaboração de trabalhos em conjunto combina talentos e conhecimentos dos componentes para produzir algo de melhor qualidade do que se fosse produzido em separado. A obra em equipe sempre soma e eleva a qualidade do produto final. Assim, deverá sempre ser privilegiada”, opina.

Alexandra também ressalta os ganhos que o curso de Direito absorve em oportunidades como a apresentada por eventos como o realizado na Paraíba. “A participação de docentes e alunos nos congressos nacionais é uma oportunidade importante de troca de experiências entre os profissionais da área, bem como de divulgação dos trabalhos produzidos pela instituição”, afirma.

O VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental também contou com apresentação das alunas Gabriela Paiva e Viviane Teles, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. As discentes fizeram o trabalho intitulado “Lodo de Estação de Tratamento de Água (LETA): resíduo ou insumo?” sob orientação de Alexandra Fátima Saraiva Soares, que também ministrou a palestra “Contaminação das Águas por poluentes emergentes e a Responsabilidade Civil do Estado” no evento.