Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Programa de Capacitação de Jovens Lideranças de Países em Reconstrução forma últimos estudantes haitianos no Izabela Hendrix

por Instituto Metodista Izabela Hendrix — publicado 26/01/2015 07h00, última modificação 15/12/2015 16h18

No final de 2007, um grupo de estudantes haitianos e kosovares chegava ao Izabela Hendrix, com muitos sonhos e esperança de uma vida melhor. Oriundos de países devastados por guerras civis, esses jovens encontraram no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix a oportunidade que precisavam para construir um futuro diferente. Em dezembro de 2014, sete anos depois, o Programa de Capacitação de Jovens Lideranças de Países em Reconstrução chegou ao seu final, com a formatura dos últimos estudantes haitianos na Instituição.

No programa, o Izabela Hendrix ofereceu bolsa integral para 22 haitianos e 10 kosovares, para cursar graduações como Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharias, Fisioterapia e Nutrição. Foram anos especiais dentro e fora da instituição. Mais um capítulo da história centenária do Izabela, escrito com sorrisos, amparo, respeito e uma imensa gratidão por tudo que cada semblante retribuiu. Os olhares, os gestos, a música e o retorno dos estudantes em forma de competência e dedicação representam a glória que está na missão de educar com engajamento, amor e fé. A conquista, que é de todos, ensejou os mais diversos momentos de experimentar a vida em sua evolução, e, como consequência, atraiu os providenciais parceiros e gratos reconhecimentos.

Em 2010, por exemplo, foram feitas parcerias com as prefeituras de Belo Horizonte, Betim e Contagem, e, posteriormente, com o Governo do Estado de Minas Gerais. Todos ofereceram estágios e cursos aos estudantes haitianos. Essas parcerias foram selecionadas entre mais de cem casos coletados pelo Task-Team for South-South Cooperation, tornando-se um dos estudos de caso – o único do Brasil e o único sobre cooperação descentralizada – que fornecerão insumos para debates de alto nível sobre cooperação no eixo sul-sul; também obtiveram o segundo lugar no Prêmio Cidadãos do Mundo 2012, promovido pelo jornal Hoje em Dia. Um livro sobre as parcerias foi publicado pelo Projeto Municipia, que tem como objetivo sistematizar e valorizar práticas de cooperação exitosas voltadas para o desenvolvimento local (Clique AQUI e confira o arquivo em PDF deste livro).

Atualmente, há 10 haitianos bem empregados, contribuindo para a reorganização e a reconstrução do país. Outros foram selecionados para seguir os estudos em nível de pós-graduação. Isto só foi possível graças às inúmeras pessoas que abriram os corações para ajudar. Alguns hospedaram os estudantes, outros contribuíram com alimentação e de diversas formas. Muitos foram além do necessário no cumprimento de seu trabalho. Todos foram muito, muito especiais.

O Instituto Metodista Izabela Hendrix representa a vanguarda na educação com ações pioneiras que começaram há mais de um século. Aqui, tradição e modernidade compõem a atmosfera ideal para a produção de conhecimento. Com estrutura inovadora e inteligente, corpo docente qualificado e projetos arrojados em pesquisa e extensão, o Izabela Hendrix garante atuação responsável e cumpre com excelência o seu papel: formar lideranças sociais com capacidade de transformar a realidade para melhor.