Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Programação intensa marca a Semana de Extensão Universitária e Responsabilidade Social

por bob.villela — publicado 15/09/2016 10h11, última modificação 15/09/2016 10h27
Evento termina na próxima sexta-feira (16)

Com a finalidade de abordar assuntos relevantes de caráter ambiental, social e urbano, a 3ª edição da Semana de Extensão Universitária e Responsabilidade Social continua movimentando o Campus Praça da Liberdade. Durante as atividades de ontem (14), o professor Manuel Muñoz promoveu um importante debate sobre o fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica e sexual contra a criança e o adolescente.

Segundo Manuel, infelizmente ainda existe muita desinformação e desinteresse sobre o assunto na comunidade acadêmica. “Com pesquisa e discussão na universidade, propostas inovadoras e emancipadoras são criadas visando a impulsionar a sociedade para maiores níveis de desenvolvimento social e humano. Se não conseguirmos transformar a realidade nossa ciência e conhecimento serão inúteis”, alerta o professor.

Nesta quinta-feira (15), o professor Evandro Queiróz, coordenador dos núcleos de Biociências e Gestão Social e Humanidades do Izabela, participará de uma mesa-redonda sobre os dilemas e os desafios da saúde pública em tempos de privatização. Para o docente, o Sistema Único de Saúde (SUS) foi uma das maiores conquistas sociais no Brasil desde a redemocratização.

“É importante abordar o tema, pois as discussões atuais no novo governo direcionam para ações que levarão ao sucateamento do SUS, como, por exemplo, a terceirização do trabalho, a mudança na gestão dos serviços de atenção primária à saúde e a constituição de um plano de saúde intermediário para pessoas consideradas pobres pelo governo”, esclarece Evandro.

Centenas de estudantes estão participando de palestras, oficinas, debates e muitas outras atividades. Acesse a programação completa e siga o exemplo.