Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto de extensão desenvolve móveis interativos e estimula aprendizado infantil

por rodrigo.melo — publicado 28/04/2017 00h00, última modificação 18/05/2017 10h00
MOBI foca em responsabilidade social e teve experiências apresentadas em congresso na Itália

O MOBI – Mobiliário Infantil Interativo é um projeto de extensão mantido pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix que desenvolve protótipos de móveis para usos recreativos e pedagógicos direcionados à educação de crianças.

Focada em responsabilidade social, a iniciativa é vinculada aos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores e concebe mobiliários infantis com caráter interativo para serem aplicados como ferramentas de estímulo ao aprendizado em brinquedotecas de escolas públicas e de instituições que realizam ações em prol da comunidade. O projeto tem como responsáveis os professores Gabriela Mafra Barreto e Mozart Joaquim Magalhães Vidigal.

Objetivos e dinâmicas

O MOBI tem como finalidade permitir aos estudantes aplicar conteúdos técnicos e teóricos para uma finalidade nobre. O projeto permite a utilização de conceitos relacionados a ateliers integrados, sistemas construtivos, fundamentos tecnológicos, expressão e representação, entre outros. Além disso, é uma iniciativa que exige postura comprometida, exequibilidade, racionalidade e estética.

A dinâmica do Mobiliário Infantil Interativo parte do reconhecimento do espaço institucional e dos usuários que receberão os equipamentos, geralmente entidades sociais e que atendem crianças com considerável demanda sociocultural. “Além de aprender, os estudantes realizam um valioso trabalho voluntário”, resume a professora Gabriela Mafra Barreto.

Após a etapa da visita de levantamento, os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores desenvolvem protótipos a partir do sistema de encaixe de placas, sem uso de prego e cola. Tendo a interatividade e o aprendizado como elementos essenciais em todas as propostas, as criações são desenvolvidas e testadas por maquetes de estudos.

A etapa final inclui entrega dos equipamentos, além de treinamento e monitoramento de suas utilizações. “O MOBI é um projeto de muita riqueza em todas as suas esferas, desde a importância de seu processo metodológico até a forma como convidamos os alunos para participar e se envolver em questões sociais, culturais, artísticas e de Arquitetura e Design contemporânea”, conta a docente.

MOBI na Itália

As experiências oriundas da execução do projeto Mobiliário Infantil Interativo no Izabela Hendrix chegaram à Itália, onde os relatos bem-sucedidos da iniciativa foram apresentados durante o 2nd International Conference on Environmental Design (MDA - Mediterranean Design Association), realizado na cidade de Torino entre os dias 30 e 31 de março.

No congresso, as dinâmicas do MOBI foram expostas por meio de artigo de autoria da professora Gabriela Mafra Barreto, que tem o projeto como objeto de estudo de seu doutorado e atua com mobiliário infantil há mais de 10 anos. O artigo apresentado no congresso foi batizado como “Projeto MOBI: o design do Mobiliário Infantil Interativo como processo criativo contemporâneo”.

“Foi um prazer ver a apresentação do projeto de forma teórica e em uma prestigiada conferência internacional como a realizada em Torino”, conta a responsável pela iniciativa. “É muito gratificante levar o MOBI a um congresso organizado pelas melhores universidades de Design do mundo, como a Politécnica de Milano e a Politécnica de Torino. Tudo isso mostra que estamos em um caminho interessante e que deve ser cada vez mais valorizado e ampliado”, finaliza Gabriela.

MOBI – Mobiliário Infantil Interativo