Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto de extensão do curso de Ciências Biológicas promove plantio coletivo de jardins

Projeto de extensão do curso de Ciências Biológicas promove plantio coletivo de jardins

Ação do Verde Comunitário deu origem a hortas em canteiros da cidade e integra o projeto Rua do Respeito

No último dia 8 de julho, o projeto de extensão Verde Comunitário, vinculado ao curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, promoveu o plantio coletivo de jardins nos canteiros do Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau) e do Memorial ​Minas Gerais​ Vale. A ideia é que as hortas sejam cultivadas pelas pessoas em situação de rua que vivem no local.

As atividades integram o projeto Rua do Respeito: todos temos direito a ter direitos, parceria entre Izabela Hendrix, Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). Os alunos da Escola Municipal IMACO também participaram do plantio.

De acordo com Danielle Péres Marciano, coordenadora do curso de Ciências Biológicas, a horta foi construída para ser móvel e sustentável. “O jardim de capilaridade é feito com materiais que ocupam pouco espaço e necessita de pouca água. Plantamos ervas aromáticas, temperos e hortaliças para que sejam utilizados após a colheita”, explica a docente.

A professora Marina Alvim, responsável pelo projeto de extensão, afirma que as atividades realizadas pelo Verde Comunitário buscam ultrapassar os muros do Centro Universitário. “Durante a ação, as crianças aprenderam sobre o cultivo comunitário e ajudaram na plantação de diversas mudas no local”, conta. 


Verde Comunitário

O projeto de extensão do curso de Ciências Biológicas incentiva a utilização de espaços diversos dentro do ambiente urbano e periurbano para o cultivo agroecológico de alimentos.

O Campus Praça da Liberdade do Izabela Hendrix conta com uma horta cultivada em recipientes feitos com material reciclável. As atividades do Verde Comunitário incluem o plantio não só de alimentos, como também de espécies medicinais e ornamentais.


Assista ao vídeo da atividade na página do MM Gerdau, no Facebook.