Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto de extensão do curso de Ciências Biológicas promove plantio coletivo de jardins

Ação do Verde Comunitário deu origem a hortas em canteiros da cidade e integra o projeto Rua do Respeito

No último dia 8 de julho, o projeto de extensão Verde Comunitário, vinculado ao curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, promoveu o plantio coletivo de jardins nos canteiros do Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau) e do Memorial ​Minas Gerais​ Vale. A ideia é que as hortas sejam cultivadas pelas pessoas em situação de rua que vivem no local.

As atividades integram o projeto Rua do Respeito: todos temos direito a ter direitos, parceria entre Izabela Hendrix, Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). Os alunos da Escola Municipal IMACO também participaram do plantio.

De acordo com Danielle Péres Marciano, coordenadora do curso de Ciências Biológicas, a horta foi construída para ser móvel e sustentável. “O jardim de capilaridade é feito com materiais que ocupam pouco espaço e necessita de pouca água. Plantamos ervas aromáticas, temperos e hortaliças para que sejam utilizados após a colheita”, explica a docente.

A professora Marina Alvim, responsável pelo projeto de extensão, afirma que as atividades realizadas pelo Verde Comunitário buscam ultrapassar os muros do Centro Universitário. “Durante a ação, as crianças aprenderam sobre o cultivo comunitário e ajudaram na plantação de diversas mudas no local”, conta.

Verde Comunitário

O projeto de extensão do curso de Ciências Biológicas incentiva a utilização de espaços diversos dentro do ambiente urbano e periurbano para o cultivo agroecológico de alimentos.

O Campus Praça da Liberdade do Izabela Hendrix conta com uma horta cultivada em recipientes feitos com material reciclável. As atividades do Verde Comunitário incluem o plantio não só de alimentos, como também de espécies medicinais e ornamentais.

Assista ao vídeo da atividade na página do MM Gerdau, no Facebook.