Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto de extensão do curso de Fisioterapia levará atendimento para atletas do esporte adaptado

por Cinara Patrícia publicado 17/12/2021 13h44, última modificação 17/12/2021 14h19
Projeto foi contemplado com a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e realizará atendimentos em esportivas do basquetebol de cadeira de rodas e do futebol de amputados

O curso de Fisioterapia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix iniciará no próximo ano, projeto de extensão com atendimento aos atletas do futebol de amputados e basquetebol de cadeira de rodas. O projeto iniciará em fevereiro com duração de um ano, e conta com verba oriunda da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

O coordenador do curso de Fisioterapia, o professor Rodrigo Cunha, conta que o objetivo do projeto é proporcionar atendimento em fisioterapia aos atletas, mas que também é uma oportunidade para que os alunos tenham experiência e contato com o esporte adaptado.

O trabalho será desenvolvido com os atletas da Associação dos Deficientes de Contagem (basquetebol de cadeira de rodas) e da Associação Mineira de Desporto para Amputados (futebol). Os atendimentos que acontecerão de uma a duas vezes por semana serão focados na prevenção, tratamento e reabilitação; na melhoria das capacidades esportivas dos atletas de alto rendimento e a inserção de pessoas com deficiência no esporte.

Lei de Incentivo ao Esporte

O professor já atua como fisioterapeuta no esporte adaptado há muitos anos, assim a ideia do projeto surgiu com a experiência adquirida ao longo do tempo. Ele explica que resolveu reunir alguns profissionais para escrever o projeto e, assim, buscar investimento a partir da Lei de Incentivo ao Esporte Estadual. Os dois projetos foram contemplados e terão mais esse apoio.

A expectativa está alta para o início do projeto, “afinal estaremos participando na introdução de possíveis novos atletas, trabalhando a inserção no esporte, e também, trabalhando a melhor capacidade dos atletas no esporte”, comenta Cunha.