Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto de extensão do curso de Fisioterapia levará atendimento para atletas do esporte adaptado

Projeto de extensão do curso de Fisioterapia levará atendimento para atletas do esporte adaptado

por Cinara Patrícia publicado 17/12/2021 13h44, última modificação 17/12/2021 14h19
Projeto foi contemplado com a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e realizará atendimentos em esportivas do basquetebol de cadeira de rodas e do futebol de amputados
Projeto de extensão do curso de Fisioterapia levará atendimento para atletas do esporte adaptado

O curso de Fisioterapia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix iniciará no próximo ano, projeto de extensão com atendimento aos atletas do futebol de amputados e basquetebol de cadeira de rodas. O projeto iniciará em fevereiro com duração de um ano, e conta com verba oriunda da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

O coordenador do curso de Fisioterapia, o professor Rodrigo Cunha, conta que o objetivo do projeto é proporcionar atendimento em fisioterapia aos atletas, mas que também é uma oportunidade para que os alunos tenham experiência e contato com o esporte adaptado.

O trabalho será desenvolvido com os atletas da Associação dos Deficientes de Contagem (basquetebol de cadeira de rodas) e da Associação Mineira de Desporto para Amputados (futebol). Os atendimentos que acontecerão de uma a duas vezes por semana serão focados na prevenção, tratamento e reabilitação; na melhoria das capacidades esportivas dos atletas de alto rendimento e a inserção de pessoas com deficiência no esporte.

Lei de Incentivo ao Esporte

O professor já atua como fisioterapeuta no esporte adaptado há muitos anos, assim a ideia do projeto surgiu com a experiência adquirida ao longo do tempo. Ele explica que resolveu reunir alguns profissionais para escrever o projeto e, assim, buscar investimento a partir da Lei de Incentivo ao Esporte Estadual. Os dois projetos foram contemplados e terão mais esse apoio.

A expectativa está alta para o início do projeto, “afinal estaremos participando na introdução de possíveis novos atletas, trabalhando a inserção no esporte, e também, trabalhando a melhor capacidade dos atletas no esporte”, comenta Cunha.