Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto de extensão Saúde Coletiva realizará ação para celebrar o Outubro Rosa

Projeto de extensão Saúde Coletiva realizará ação para celebrar o Outubro Rosa

por Instituto Metodista Izabela Hendrix — publicado 21/10/2015 06h00, última modificação 15/12/2015 16h18

A campanha Outubro Rosa é dedicada à prevenção do câncer de mama. Visando conscientizar a população sobre os fatores de risco e a prevenção da doença, o projeto de extensão do curso de Biomedicina "Saúde Coletiva", da Agência de Cuidados, realizará uma ação no dia 21 de outubro. A atividade acontecerá das 17h às 18h, na portaria principal do Izabela Hendrix (Rua da Bahia, 2020 - Lourdes).

Saiba mais sobre o câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum, depois do de pele não melanoma, entre as mulheres em todo o mundo. Em 2015, para o Brasil, são estimados 57.120 novos casos de câncer de mama.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

• Caroço fixo (nódulo), endurecido e, geralmente, indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos.

Ao detectar algum sinal ou sintoma, procure orientação médica. Existe tratamento para o câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: http://www.inca.gov.br/