Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto de Extensão “Saúde Integral em Foco” realiza mais de 500 atendimentos no Amazonas

Projeto de Extensão “Saúde Integral em Foco” realiza mais de 500 atendimentos no Amazonas

Entre os dias 11 e 19 de abril, dezenove voluntários – entre estudantes e professores do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix – participaram do projeto de extensão Saúde Integral em Foco - Barco Metodista - em Manaquiri, estado do Amazonas. A atividade foi fruto de uma parceria entre a Fundação Metodista de Ação Social e Cultural, o Projeto Sombra e Água Fresca (da Igreja Metodista) e o Izabela Hendrix.

Durante o projeto foram realizados mais de 500 atendimentos nas áreas da saúde (assistência médica e odontológica) e educação (saúde, meio ambiente, jogos e brincadeiras). Crianças, jovens, adultos e idosos de cinco comunidades de Manaquiri foram assistidos pela equipe do projeto, que contou também com a parceria da Prefeitura Municipal de Manaquiri – por meio da secretária municipal de saúde, Marcilene Martins Rodrigues, da enfermeira Wanessa Ferreira e da técnica em enfermagem Samara de Oliveira.

Segundo a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Instituição, Danielle Péres Marciano, que também participou das atividades em Manaquiri, o objetivo do projeto foi contribuir com ações e reflexões na busca de uma saúde integral para todas as famílias das comunidades ribeirinhas de Manaquiri. "Além de cooperar com a formação de uma sociedade mais justa e inclusiva, esse projeto contribuiu para um complemento na formação profissional dos alunos voluntários. Trata-se de uma excelente oportunidade para compartilhar o conhecimento construído na graduação", ressalta. Ainda de acordo com Danielle, também foram realizados grupos focais com mulheres e adolescentes. Na oportunidade discutiram-se os problemas apontados pelas comunidades, bem como as demandas em saúde, educação e lazer.

Os cursos do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix que participaram do projeto são: Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Pedagogia, Fisioterapia, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Fonoaudiologia e Biomedicina.