Projeto de Extensão Saúde Integral em Foco realiza mais de 500 atendimentos no Amazonas
Entre os dias 11 e 19 de abril, dezenove voluntários entre estudantes e professores do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix participaram do projeto de extensão Saúde Integral em Foco - Barco Metodista - em Manaquiri, estado do Amazonas. A atividade foi fruto de uma parceria entre a Fundação Metodista de Ação Social e Cultural, o Projeto Sombra e Água Fresca (da Igreja Metodista) e o Izabela Hendrix.
Durante o projeto foram realizados mais de 500 atendimentos nas áreas da saúde (assistência médica e odontológica) e educação (saúde, meio ambiente, jogos e brincadeiras). Crianças, jovens, adultos e idosos de cinco comunidades de Manaquiri foram assistidos pela equipe do projeto, que contou também com a parceria da Prefeitura Municipal de Manaquiri por meio da secretária municipal de saúde, Marcilene Martins Rodrigues, da enfermeira Wanessa Ferreira e da técnica em enfermagem Samara de Oliveira.
Segundo a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Instituição, Danielle Péres Marciano, que também participou das atividades em Manaquiri, o objetivo do projeto foi contribuir com ações e reflexões na busca de uma saúde integral para todas as famílias das comunidades ribeirinhas de Manaquiri. "Além de cooperar com a formação de uma sociedade mais justa e inclusiva, esse projeto contribuiu para um complemento na formação profissional dos alunos voluntários. Trata-se de uma excelente oportunidade para compartilhar o conhecimento construído na graduação", ressalta. Ainda de acordo com Danielle, também foram realizados grupos focais com mulheres e adolescentes. Na oportunidade discutiram-se os problemas apontados pelas comunidades, bem como as demandas em saúde, educação e lazer.
Os cursos do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix que participaram do projeto são: Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Pedagogia, Fisioterapia, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Fonoaudiologia e Biomedicina.