Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto Paidós proporciona atendimento especializado para alunos com dificuldade de aprendizagem

por rodrigo.melo — publicado 09/08/2017 09h40, última modificação 09/08/2017 09h40
Iniciativa do curso de Pedagogia do Izabela Hendrix beneficia estudantes de escola em Belo Horizonte

O Projeto Paidós reúne dois valores fundamentais do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix: conhecimento e responsabilidade social. A iniciativa leva atendimento especializado a alunos com dificuldades de aprendizagem da Escola Municipal Acadêmico Vivaldi Moreira, em Belo Horizonte, e promove interações entre teoria e prática para os estudantes do curso de Pedagogia.

Idealizado pelo professor Manuel Munhoz, o projeto de extensão teve início em março de 2017. A iniciativa tem como principais objetivos identificar as necessidades educacionais dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e promover intervenções pedagógicas para auxiliar no desenvolvimento educacional.

Além de instaurar um espaço de atenção e atendimento especializado, o Paidós também tem como função a formação acadêmica para os estudantes do curso de Pedagogia do Izabela Hendrix. No projeto, os discentes têm a oportunidade de conviver com cenários diversificados de aprendizagem a partir da implementação de programas de inclusão na comunidade escolar.

A professora Michele Aparecida de Sá, coordenadora do curso de Pedagogia, destaca dois grandes benefícios do Paidós. “O primeiro benefício é assegurar aos alunos com dificuldade de aprendizagem que o direito de aprender seja garantido e que suas necessidades específicas sejam identificadas”, afirma. “E o segundo benefício é proporcionar intervenções pedagógicas que auxiliam os alunos com dificuldade de aprendizagem a superar os obstáculos que os impedem de aprender”, complementa.

Sobre a importância pedagógica do projeto, a coordenadora do curso reforça a importância de garantir que os alunos com dificuldades tenham o direito de adquirir conhecimentos. “Que eles possam participar de intervenções pedagógicas que possibilitam reconstruir a trajetória de aprendizagem e permitam estabelecer conexão com a própria capacidade de aprender”, declara. A docente também lembra o valor do Paidós para os estudantes de Pedagogia ao permitir que os graduandos mantenham contato com o contexto empírico do conteúdo que é transmitido em sala de aula.

Legislação e relevância

Michele Aparecida de Sá também explica que, pela legislação nacional e municipal, os alunos atendidos pelo Paidós não fazem parte do público-alvo da educação especial e não têm direito ao atendimento educacional especializado. “Ou seja, frequentam a escola e não recebem nenhum serviço especializado para ajudar a superar suas dificuldades de aprendizagem”, esclarece.

Pela legislação nacional, têm direito a atendimentos especializados alunos com deficiências física, visual, auditiva, intelectual, além de portadores de autismo e altas habilidades (superdotação). De acordo com a Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), 5% da população escolar possui dificuldade de aprendizagem e não recebe atendimento que contempla suas necessidades especiais. A conjuntura apresentada torna ainda maior a relevância do projeto Paidós.

Contrapartida

Para a viabilização do projeto Paidós, foram necessários a aquisição de teste para identificação das necessidades educacionais dos alunos atendidos e também de recursos para as intervenções pedagógicas. A Escola Municipal Acadêmico Vivaldi Moreira comprou os materiais, com custo de mais de R$ 7.000, e ofereceu como contrapartida ao trabalho realizado pelo curso de Pedagogia do Izabela Hendrix.