Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projetos voltados para o Empreendedorismo estão em alta no Izabela

Projetos voltados para o Empreendedorismo estão em alta no Izabela

por Ilsa Martins Goncalves publicado 14/08/2018 16h12, última modificação 17/08/2018 15h07
Projetos voltados para o Empreendedorismo estão em alta no Izabela
Foto do II INOVA IZA

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix faz parte do Programa Instituição Amiga do Empreendedor (IAE), iniciativa que busca estimular os discentes a se tornarem jovens empreendedores. A Instituição já realizou diversos projetos voltados para o empreendedorismo, tanto no ambiente interno bem como para a comunidade local. Os professores Silas Rocha, Leila Vaz e Rozeli de Fátima foram os responsáveis por desenvolver as atividades, tendo em vista que atuam nas ações empreendedoras do Centro Universitário.

O professor Silas, coordenador do curso de Administração do Izabela, falou um pouco sobre a IEA. “A proposta do convênio do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix com o Projeto Instituição Amiga do Empreendedor tem como objetivo fomentar a cultura empreendedora visando à prestação de serviços de orientação, capacitação e assistência gerencial a empreendedores e potenciais empreendedores, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país”, explicou.

O coordenador ainda ressaltou a relevância de projetos assim para os moradores locais. “Essa parceria possibilitou promover ações de extensão comunidades, por meio da participação ativa de nossos estudantes e professores nas orientações à população”, disse.

A professora do curso de Administração, Leila Vaz, comentou sobre o papel da Instituição no incentivo a trabalhos voltados para o empreendedorismo. “A faculdade objetiva consiste em proporcionar ao aluno a possibilidade de pensar e planejar a sua carreira profissional com outras perspectivas de atuação além do emprego formal. Tendo em vista que o foco central do empreendedorismo reside na geração de riqueza por meio da identificação de novas oportunidades com a criação de empresas, produtos, serviços e até processos, a faculdade que estimula esse comportamento em seus estudantes está, além de cumprindo seu papel na formação cidadã do aluno, permitindo que ele perceba e explore sua capacidade de inovação e criatividade”, afirmou.

Leila também falou sobre os resultados dos projetos que já foram desenvolvidos pelo Centro Universitário. “Tivemos dez projetos selecionados para participar do Programa Empreenda em Ação, que ocorreu em julho, na cidade de Ouro Preto. Esses projetos envolveram nove cursos diferentes. O projeto de extensão Impacta Izabela tem o objetivo de disponibilizar a mentoria e orientação empreendedora, tanto para os alunos quanto para a comunidade externa e no primeiro semestre de 2018 também realizou atendimentos na Ação Global em Contagem”, declarou.

A professora do curso de Administração, Rozeli Dutra, contou sobre os projetos realizados. “O Izabela Hendrix tem se destacado ao fazer parte do ecossistema de empreendedorismo e inovação, desenvolvendo vários projetos que envolvem os alunos, professores, escolas de ensino médio, micro empresas e o público em geral”, disse.

Rozeli destacou que a divulgação dessas ações empreendedoras possibilita uma participação cada vez maior de pessoas que não tem condições de pagar para receber os serviços que são oferecidos gratuitamente pelo Izabela. “É muito prazeroso ver os nossos alunos servindo de inspiração para as pessoas atendidas em nossos projetos”, acrescentou.

Confira abaixo as atividades realizadas desde o 2º semestre de 2017 até a data presente.

Conexão Empresarial: Orientação empreendedora

O projeto envolveu os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção e visou auxiliar pequenos empreendedores, Microempreendedores Individuais (MEIs), Organizações não Governamentais (ONGs) e artesãos a se adequarem ao autodesenvolvimento sustentável.
 
Foram prestados serviços de orientação empresarial, presencial ou à distância, por agendamento, nas áreas de administração, marketing, vendas, produção, finanças, contabilidade, plano de negócios (estudo de viabilidade de negócios) e gestão ambiental.
 
Todos os atendimentos foram finalizados mediante a apresentação de um relatório de atendimento ao longo do 2º semestre de 2017.
 
Feira de Negócios
Este projeto foi uma apresentação em que os alunos do curso de Administração expuseram planos de negócios desenvolvidos ao longo da graduação. O evento contou também com a participação de empreendedores universitários, além de empresas que foram convidadas para exibir e comercializar seus produtos.
 
Indústria 4.0: O que as empresas esperam de você no futuro?
Esta palestra foi realizada para os alunos de Ciências Contábeis e Administração. O evento teve como objetivo instruir os futuros empreendedores a se encontrarem no mercado de trabalho.
 
Microempreendedor Individual (MEI): inclusão produtiva e cidadã
Este minicurso foi ministrado por Luiz Monteiro que é bacharel em Filosofia e analista tributário na Receita Federal do Brasil. O evento, que abordou temas como educação fiscal e ética, controle e acompanhamento tributário, contou com a presença dos alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.
 
Projeto Aprendendo a Empreender
Este projeto foi voltado para o curso de Administração e teve como objetivo orientar os alunos para que, ao final do semestre, pudessem desenvolver uma cartilha visando despertar o espírito empreendedor e realizar uma palestra para os alunos de escola pública.
A atividade ocorreu na Escola Estadual Caminho a Luz, no dia 6 de junho de 2018.
 
Programa Coaching: Autoconhecimento, Empreendedorismo e Inovação
Este projeto foi realizado para o curso de Administração e ofereceu coaching gratuito com foco em empreendedorismo para os alunos. A principal proposta do programa foi levar os participantes a compreenderem a importância do autoconhecimento para o processo de crescimento e identificação de oportunidades.
 
A atividade ensinou os discentes a utilizarem estratégias da Programação Neurolinguística (PNL), o que os auxilia a vencerem obstáculos de forma criativa e inovadora.
 
O objetivo final era que todos tivessem desenvolvido um plano de ação para o seu processo de evolução, seja como empreendedor ou empregado intraempreendedor.
 
Desafio Izabela de Empreendedorismo
Os alunos do curso de Engenharia de Produção identificaram uma oportunidade de negócio e desenvolveram um plano de viabilidade mercadológica, financeira e ainda construíram um protótipo do produto. O resultado do trabalho foi apresentado em uma feira acadêmica e foi avaliado pelos visitantes dos stands no momento em que o produto foi apresentado.
 
Ação Global Contagem
Este projeto levou os alunos de Administração a prestarem serviços de mentoria ao público que tem interesse em abrir o próprio negócio. Os atendimentos foram realizados individualmente e, juntamente com o empreendedor, criou-se o modelo de negócio adotando a metodologia Canvas, um formato de negócio que aponta o potencial para uma ideia da economia digital se transformar em um produto rentável. O resultado do trabalho foi entregue a todos os atendidos.
 
IMPACTA IZABELA
Voltado para os alunos de Administração, este projeto tem como objetivo promover atividades de orientação, capacitação e assistência gerencial ao ecossistema de empreendedorismo e inovação universitário como uma forma de mentoria aos novos negócios.
 
II INOVA IZA
Os cursos de Administração e Ciências Biológicas puderam participar de palestras e uma mesa redonda envolvendo o tema de Empreendedorismo e Inovação e apresentação de cases de startups nas áreas de Administração e Biodiversidade.
 
O evento contou com a presença de diversos profissionais e buscou instruir os alunos a respeito do empreendedorismo.
 
Semana MEI em Nova Lima

Os alunos do curso de Administração participaram da Palestra “MEI: Minha Empresa Inovadora”, que ocorreu na Semana de Empreendedorismo de Nova Lima.

Também ocorreu um momento de coaching que levou o público a refletir sobre o autoconhecimento e o plano de ação para alcançar os objetivos traçados.

Veja mais fotos dos projetos (passe o mouse sobre a foto):

Projetos de Empreendedorismo Izabela Hendrix