Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Relações Internacionais | Bolsa da Fundação Botín

Relações Internacionais | Bolsa da Fundação Botín

por Instituto Metodista Izabela Hendrix — publicado 30/03/2011 05h00, última modificação 15/12/2015 16h17

A Fundação Botín promove o "Programa de Fortalecimento Institucional", que pretende contribuir para o desenvolvimento da Ibero América impulsionando a criação de redes de servidores públicos comprometidos com o interesse geral.

Em colaboração com universidades ibero-americanas, a Fundação selecionará todo ano 40 estudantes universitários com alto potencial pessoal e acadêmico e com vocação para o serviço público para oferecer-lhes um programa intensivo de formação nos Estados Unidos e na Espanha.

O curso, com dois meses e meio de duração, tem por objetivo consolidar a vocação dos alunos, fortalecer seu compromisso e dotá-los das atitudes e competências exigidas para o exercício eficaz da função pública. Ao fim do curso, a Fundação ajudará os alunos a se organizarem em rede, o que os ajudará a manter o contato adquirido e dar continuidade à sua formação, facilitando também a futura incorporação nas instituições de interesse público.

A Fundação financiará a matrícula, gastos de viagem e estadia dos alunos. O curso começará no Campus da Brown University, nos Estados Unidos, em 26 de outubro de 2011 e continuará, duas semanas depois, na Espanha, até 16 de dezembro do mesmo ano.

Requisitos para candidatura:

• Poderão participar universitários de todas as áreas do conhecimento que, até 30 de setembro de 2011, tenham completado entre 50% e 75% da carga horária total do curso;
  • Ter entre 19 e 22 anos de idade;
  • Ter domínio de inglês;
  • Ter a candidatura validada pelo Reitor da universidade.

Os candidatos deverão contar com um expediente acadêmico brilhante. Além disso, se valorará experiências e participações em associações estudantis, políticas e sociais que buscam o desenvolvimento da sociedade através de políticas públicas. Também se levará em conta a realização de práticas profissionais, assim como experiências que demonstrem habilidades de liderança e vocação de serviço.

Prazo para solicitar a inscrição junto à área de Relações Internacionais do Izabela Hendrix: 15 de abril de 2011.

Prazo para envio da inscrição à Fundação: 13 de maio de 2011.

Processo de seleção:

A Fundação Botín selecionará 40 participantes e 10 candidatos reservas entre todas as candidaturas apresentadas pelas universidades. A lista com os candidatos selecionados será publicada no site da Fundação Botín no dia 13 de junho de 2011. Além disso, será enviado um e-mail a cada candidato selecionado e a seu contato da universidade. A confirmação de participação deverá ocorrer antes de 20 de junho de 2011.

As informações, inclusive o programa do curso (em espanhol), estão disponíveis em http://www.fundacionmbotin.org/fortalecimiento-institucional.html. Se o candidato atender a todos (e somente todos) os requisitos e apresentar as características demandadas, deve enviar e-mail para passi@metodistademinas.edu.br, com os dados abaixo (as informações fornecidas e o histórico escolar serão verificados com os coordenadores de curso):

• Nome
  • Curso
  • Turno
  • Período
  • Matrícula

Respostas às seguintes perguntas:

1) Associações ou organizações a que pertence.

2) Quais foram suas conquistas como membro dessa rede, organização ou grupo?

3) Que ações realizou até agora que contribuíram para melhorar seu entorno?

4) Qual seu nível de inglês? Possui qual certificado de comprovação?

Será marcada uma entrevista (em inglês) com os candidatos que têm o perfil desejado. A indicação é feita pelo Izabela, e a seleção, pela Fundação.