Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Revista NBC recebe qualificação de excelência no Qualis Capes

Revista NBC recebe qualificação de excelência no Qualis Capes

por rodrigo.melo — publicado 16/08/2017 11h24, última modificação 16/08/2017 11h33
Classificação coloca periódico em seleto grupo na área de pesquisa em Saúde
Revista NBC recebe qualificação de excelência no Qualis Capes

A constante busca pelo aperfeiçoamento da área de pesquisa do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix tem gerado cada vez mais resultados. Desta vez, a novidade foi o reconhecimento da revista NBC, periódico vinculado ao Núcleo de Biociências, pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

A publicação foi avaliada pelo Webqualis e obteve a classificação B1 na categoria “Ensino” do triênio 2013-2016. Com isso, a NBC passa a integrar um seleto grupo de periódicos de relevância no escopo da divulgação científica nacional e internacional, além de sinalizar sua crescente qualificação e consolidação.

Para o professor Ricardo Dias, editor-gerente da publicação desde sua criação em 2011, o reconhecimento da CAPES é fruto de um trabalho coletivo. “A qualificação reflete o esforço e dedicação dos docentes e colaboradores da instituição, bem como a relevante contribuição dos articulistas e do corpo de pareceristas”, afirma. A partir deste semestre, a revista NBC será editada pela professora Luciana Mendonça Alves.

Periódico

A revista NBC acolhe trabalhos no campo interdisciplinar da Saúde Coletiva e publica artigos, traduções, resenhas críticas, revisões de literatura, notas técnicas e curtas comunicações, todos inéditos, de caráter interdisciplinar e nas mais diferentes abordagens teóricas e metodológicas.

O objetivo do periódico é ser um veículo de comunicação capaz de aglutinar as informações geradas pelos cursos que compõe o núcleo de Biociências do Izabela Hendrix e também colaborar com o processo de fortalecimento da pesquisa institucional.

Qualis

O Qualis, sistema de classificação de periódicos da CAPES, divide os periódicos científicos por meio de uma escala que vai de C a A1 (C, B5, B4, B3, B2, B1, A2, A1). Quanto mais próximo de A1, melhor o conceito. Desta forma, a revista NBC segue bem próxima de adquirir o padrão de qualidade e excelência internacional.