Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Revista NBC recebe qualificação de excelência no Qualis Capes

Revista NBC recebe qualificação de excelência no Qualis Capes

Classificação coloca periódico em seleto grupo na área de pesquisa em Saúde
Revista NBC recebe qualificação de excelência no Qualis Capes

A constante busca pelo aperfeiçoamento da área de pesquisa do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix tem gerado cada vez mais resultados. Desta vez, a novidade foi o reconhecimento da revista NBC, periódico vinculado ao Núcleo de Biociências, pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

A publicação foi avaliada pelo Webqualis e obteve a classificação B1 na categoria “Ensino” do triênio 2013-2016. Com isso, a NBC passa a integrar um seleto grupo de periódicos de relevância no escopo da divulgação científica nacional e internacional, além de sinalizar sua crescente qualificação e consolidação.

Para o professor Ricardo Dias, editor-gerente da publicação desde sua criação em 2011, o reconhecimento da CAPES é fruto de um trabalho coletivo. “A qualificação reflete o esforço e dedicação dos docentes e colaboradores da instituição, bem como a relevante contribuição dos articulistas e do corpo de pareceristas”, afirma. A partir deste semestre, a revista NBC será editada pela professora Luciana Mendonça Alves.

Periódico

A revista NBC acolhe trabalhos no campo interdisciplinar da Saúde Coletiva e publica artigos, traduções, resenhas críticas, revisões de literatura, notas técnicas e curtas comunicações, todos inéditos, de caráter interdisciplinar e nas mais diferentes abordagens teóricas e metodológicas.

O objetivo do periódico é ser um veículo de comunicação capaz de aglutinar as informações geradas pelos cursos que compõe o núcleo de Biociências do Izabela Hendrix e também colaborar com o processo de fortalecimento da pesquisa institucional.

Qualis

O Qualis, sistema de classificação de periódicos da CAPES, divide os periódicos científicos por meio de uma escala que vai de C a A1 (C, B5, B4, B3, B2, B1, A2, A1). Quanto mais próximo de A1, melhor o conceito. Desta forma, a revista NBC segue bem próxima de adquirir o padrão de qualidade e excelência internacional.