Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Revistas científicas do Izabela Hendrix estão indexadas com o certificado digital DOI

Revistas científicas do Izabela Hendrix estão indexadas com o certificado digital DOI

por Instituto Metodista Izabela Hendrix — publicado 17/04/2015 05h00, última modificação 15/12/2015 16h18

Os artigos publicados nos periódicos da instituição estão sendo indexados com o certificado digital DOI (Digital Object Identifier), indexador que identifica conteúdos e faz referências cruzadas por meio de links no ambiente digital. Os trabalhos publicados nos periódicos NBC, Direito, Formação Docente, Tecer, Petra e Teologia Prática estão recebendo a numeração digital que pode ser adicionada ao currículo Lattes do pesquisador.

O DOI é um sistema de identificação de conteúdo de objetos acadêmicos na Internet, aos quais são atribuídos direitos de propriedade intelectual, o que confere ainda mais força e solidez aos artigos publicados. O DOI facilita e enriquece pesquisas nos milhares de itens à disposição com a respectiva referência, gerando credibilidade ao arquivo e reduzindo a preocupação com a segurança de arquivos. Também protege o autor, já que o processo se dá por meio de um identificador alfanumérico. Cada artigo registrado recebe um número de registro que pode ser adicionado ao currículo Lattes do autor, agilizando sua pesquisa e ampliando a quantidade de acessos ao mesmo.

Os artigos com o indexador DOI também estão protegidos com sistema antiplágio (CitedBy Link –CrossRef). Por meio de códigos, o sistema captura informações de quem está acessando – já que há um cadastro e relatório estatístico – e não permite cópias sem citação do autor. O indexador trava se não houver a citação do autor original, que também recebe mensagens sobre o acesso a seus artigos. Se o plagiador publicar um artigo na internet, o DOI capta e denuncia.

A CrossRef é a principal agência de registro da IDF (International DOI Foundation), entidade sem fins lucrativos formada em 1998. O CrossRef é um serviço oferecido mediante pagamento por artigo à Publishers International Linking Association (PILA), associação cooperativa fundada em 2000 e gerenciada por editores científicos.

Esperamos receber trabalhos frutos da continuidade de sua pesquisa, bem como contar com a divulgação de nossas publicações científicas.

Acesse agora o Portal de Periódicos do Izabela Hendrix: http://www3.izabelahendrix.edu.br/ojs/