Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Rua do Respeito: Izabela Hendrix integra projeto em defesa dos direitos das pessoas em situação de rua

por bob.villela — publicado 03/05/2016 16h48, última modificação 03/05/2016 16h50
A Reitora da Instituição, Márcia Nogueira Amorim, formalizou a participação do Izabela Hendrix no projeto

O Instituto Metodista Izabela Hendrix aderiu ao projeto Rua do Respeito: todos têm direito a ter direitos, mantido em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional. O projeto busca desenvolver ações que garantam a proteção dos direitos e a inclusão social de quem, por qualquer motivo, viveu ou vive na rua.

A adesão do Izabela Hendrix ao projeto aconteceu durante o Seminário de Efetivação dos Direitos das Pessoas em Situação de Rua, com a assinatura da Reitora do Centro Universitário, Márcia Nogueira Amorim, ao Termo de Cooperação Técnica. O seminário capacitou estudantes do curso de Direito do Izabela, servidores e estagiários do TJMG, do MPMG e do Servas a atuarem na defesa dos direitos básicos das pessoas em situação de rua.

De acordo com Renato Fontes, coordenador dos projetos de extensão universitária, a Instituição se interessou em fazer parte desta ação social pelo compromisso de promover um ensino confessional e comunitário. Segundo ele, a problemática da população em situação de rua é uma questão grave que necessita da sociedade para enfrentar o problema. “As pessoas que vivem na rua têm direitos e devem ter acesso às políticas públicas, equipamentos, serviços urbanos, cultura, lazer e tudo o que a cidade pode promover. Inclusive, alguns destes serviços já são oferecidos pelo Izabela Hendrix”, ressalta o professor.

O programa Empregabilidade & Carreira, um dos serviços oferecidos pela Agência Oriente do curso de Administração, já atende a comunidade acadêmica. O público-alvo do projeto será encaminhado para atendimento pelos parceiros do Izabela, na medida em que as demandas apareçam.

Com o termo de cooperação, estão previstos o oferecimento de outros serviços e ações, como a realização de eventos para a conscientização sobre o fenômeno das pessoas em situação de rua e assessoria, atendimento jurídico e acompanhamento processual, de acordo com a disponibilidade de agenda ou de oferta do serviço, em questões envolvendo direito de família, sucessões, posse e propriedade, contratos, relações de consumo, acesso ao sistema de saúde, questões previdenciárias e violações de direitos humanos, bem como promover a resolução dos conflitos de forma não adversarial.

O Izabela Hendrix também deverá oferecer atendimento em suas Clínicas Integradas de Saúde e no Núcleo de Estágio e Orientação Profissional (NEOP), além de oferecer – também de acordo com a disponibilidade de agenda – serviços de apoio à gestão, como plano de negócios e apoio contábil, buscando a sustentabilidade das organizações não governamentais que trabalham com a população em situação de rua (veja a lista completa ao final da matéria).

Sobre o Rua do Respeito

O projeto é resultado de um termo de cooperação técnica assinado, em maio de 2015, pelo TJMG, o MPMG e o Servas. A proposta é mobilizar, articular e integrar esforços em prol da população que vive nas ruas, viabilizando ações voltadas para a promoção do exercício da cidadania dessa comunidade.

Entre as medidas pretendidas, estão aquelas voltadas para a profissionalização, acesso à justiça, proteção dos direitos, reconstrução da vida e inclusão social. Além das ações voltadas para as pessoas em situação de rua, o objetivo do projeto é sensibilizar a sociedade para os direitos desses cidadãos.

Rua do Respeito – Ações que serão oferecidas no Izabela Hendrix*:

// Assessoria, atendimento jurídico e acompanhamento processual em questões envolvendo direito de família, sucessões, posse e propriedade, contratos, relações de consumo, acesso ao sistema de saúde, questões previdenciárias e violações de direitos humanos, bem como promover a resolução dos conflitos de forma não adversarial.

// Atendimento nas Clínicas Integradas do Instituto Metodista Izabela Hendrix localizada a Rua Gonzales Pecotche, 300, Vila da Serra, Nova Lima, especializada em terapias, nas seguintes áreas:

• Fonoaudiologia: Voz; Linguagem escrita; Afazia; Fala (Gagueira e Fissura); Linguagem Oral; Disfunções Neuromotoras (paralisia cerebral);

• Fisioterapia: Ortopedia; Uroginecológica; Cardiorespiratória; Neurologia para adultos e crianças;

// Serviços do Núcleo de Estágio e Orientação Profissional (NEOP), especialmente, serviço de capacitação de elaboração de currículo atrativo e bem estruturado; compreensão dos comportamentos adequados no momento da entrevista e reflexão sobre os seus pontos fortes que deverão ser evidenciados nas dinâmicas de grupo; busca de vagas e inserção no mercado de trabalho; e coaching profissional após inserção no mercado;

// Serviços de apoio à gestão, como plano de negócios e apoio contábil, buscando a sustentabilidade das organizações não governamentais que trabalham com a população em situação de rua.

* As ações serão realizadas de acordo com a disponibilidade de agenda ou de oferta do serviço.