Semana de Extensão Universitária e Responsabilidade Social define tema e datas da próxima edição
A Semana de Extensão Universitária e Responsabilidade Social é realizada anualmente com o objetivo de divulgar projetos do Centro Universitário Izabela Hendrix e discutir temas atuais e pertinentes para a sociedade. Em 2016, o evento irá ocorrer entre os dias 12 e 16 de setembro.
O tema desta 3ª edição será "Os objetivos do desenvolvimento sustentável", proposição que dialoga com os 17 objetivos da agenda do Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). “As ações sugeridas deverão estar alinhadas aos objetivos desta agenda”, explica Renato Fontes, coordenador da Extensão Universitária e professor dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores do Izabela Hendrix.
O intuito da Semana de Extensão Universitária e Responsabilidade Social é abordar assuntos relevantes para a sociedade como inclusão no mercado de trabalho, questões de caráter ambiental e urbano, entre outros. “Buscamos temas que estabeleçam interface com as demandas sociais e dialoguem com a nossa responsabilidade de ser uma instituição de educação confessional e comunitária”, conta Fontes.
O evento contará com diversas atividades que envolvem públicos-alvo como comunidade acadêmica, parceiros, organizações não-governamentais, poder público, empresas e sociedade civil em geral para discutir temática relevante e comum.
Os formatos para abordagem do tema principal serão diversos: ciclo de debate, mesa-redonda, oficina, minicurso, intervenção, visita técnica e feira. “Os parceiros dos projetos deverão ser convidados para propor ações e participar de outras”, adianta o coordenador da Extensão Universitária.
A Semana de Extensão Universitária e Responsabilidade Social será aberta ao público e terá inscrições online abertas a partir de agosto.
Agenda PNUD
Parte do documento final da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a agenda do PNUD é um plano de ação que reconhece a erradicação da pobreza como maior desafio global ao progresso que busca equilibrar as questões econômica, ecológica e social. Com escopo previsto para o período entre 2015 e 2030, o instrumento é composto por uma declaração, 17 objetivos e 169 metas.