Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Técnicas de memorização é tema de minicurso no Izabela Hendrix

Técnicas de memorização é tema de minicurso no Izabela Hendrix

Técnicas de memorização é tema de minicurso no Izabela Hendrix
O palestrante Especialista em Técnicas de Estudo, Aprendizagem e Memorização, Leonardo Antunes

Os cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix ofereceram, no dia 27 de fevereiro, o minicurso “Técnicas de Estudos e Memorização” ministrado pelo Especialista em Técnicas de Estudo, Aprendizagem e Memorização, Leonardo Antunes. O objetivo do curso foi apresentar os conceitos do funcionamento da memória e mostrar duas técnicas de memorização utilizadas por especialistas e que os estudantes podem aplicar na vida universitária.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Norma Saraiva, explicou como o minicurso auxilia e aumenta a agilidade nos estudos. “Temos percebido que os discentes estão com pouco tempo para o estudo, então eles se desdobram para absorver o conteúdo. Então, a ideia da palestra de memorização é mostrar técnicas que irão facilitar o trabalho dos alunos para que consigam estudar com mais agilidade e fazer com que o tempo seja mais bem aproveitado”, pontuou. 

Segundo o palestrante o objetivo do minicurso é ensinar, de uma maneira geral, as formas que o cérebro funciona quando se trata de memorização. “A ideia é explicar como o cérebro funciona com a memória e vou ensinar uma técnica de memorização que aprendi com o campeão brasileiro de memória e apelidei de ‘mapa corporal’. Além disso, vou falar sobre a curva do esquecimento, que diz basicamente que todo aprendizado tem uma linha de esquecimento. Para driblar isso, vou ensinar alguns meios de memorizar coisas importantes por tempo indeterminado”, falou.

Leonardo falou ainda sobre a importância de aprender técnicas de memorização que podem ser aplicadas durante a semana de provas. “Muitas vezes estudamos na véspera da prova e quando chega o momento vem aquele branco, a técnica faz com que o branco não aconteça. Se aplicamos a técnica corretamente conseguimos guardar informações por muito tempo, principalmente nos períodos de prova”, finalizou.

O palestrante é formado em administração, mas estuda técnicas de memorização há onze anos e fez um curso com o campeão brasileiro de memória, Renato Alves, e desde então ensina técnicas de memorização em palestras e treinamentos.