TiX: Teclado inteligente é tema de palestra no Izabela
O curso de Bioinformática do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizou, no dia 20 de junho, mais uma edição do Izabela Tech. Dessa vez, o tema foi inclusão e contou com a participação do professor e agente pedagógico da Geraes Tecnologia, Edson Belarmino, que apresentou o TiX, um teclado inteligente multifuncional cujo objetivo é ajudar na inserção de pessoas com deficiência na sociedade.
O projeto inicial do TiX foi criado pelo vereador de Itaúna, Gleison Fernandes de Faria, que tem paralisia cerebral. Durante uma exposição em São Paulo, onde Edson e seus companheiros de equipe estavam apresentando um aplicativo que auxiliava deficientes a pegar ônibus, Gleison apresentou sua ideia e, juntos, aprimoraram o TiX, com o apoio da startup Geraes Tecnologia.
Na palestra, Edson explicou que a intenção do projeto é incentivar os usuários do TiX e mostrá-los que são tão qualificados e capazes como qualquer outra pessoa. “Nosso objetivo é empoderar as pessoas com deficiência, dando-lhes autonomia, possibilidades, privacidade, acesso ao mercado de trabalho, qualidade de vida e, sobretudo, acesso à informação, por meio de inovações tecnológicas”, explicou.
A coordenadora do curso de Bioinformática do Izabela, Fabiana Alves, ressalta a importância da palestra para os alunos. “É um incentivo para que eles saiam daqui como empreendedores. Para que eles apliquem o que aprendem no Centro Universitário em prol da comunidade, para ajudar os outros”, contou.
Entenda o TiX
O TiX é um painel com 11 teclas sensíveis ao toque que possibilitam a substituição do teclado e mouse tradicionais, tornando possível o uso de computadores, tablets e smartphones por pessoas com as mais variadas limitações motoras. As teclas possuem cores e símbolos diferentes que ajudam na visualização e interpretação de suas funções, beneficiando, inclusive, daltônicos.
O painel traz interfaces para acionadores externos, como o sensor de piscadela A-Blinx, o botão mecânico e o pencil, um acionador por bexiga. Por meio deles, pessoas com as mais diversas limitações podem fazer uso do TiX.
O TiX ainda traz a Simplix, um recurso livre que serve como forma de comunicação e alfabetização. Através de fotos, áudios ou músicas, os usuários podem informar como se sentem e conversar com outras pessoas, de maneira fácil e prática. Atividades interativas servem de aprendizado, ensinando matérias como matemática e português, fundamentais para estímulos da mente e para a formação do indivíduo.
Todas as informações sobre o TiX podem ser encontradas no site da Geraes Tecnologia (http://tecladointeligente.com.br/) ou pelo contato direto com o Edson (edson.babuh@gmail.com).
O palestrante
Edson Belarmino da Silva Junior é aluno do Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e um dos responsáveis pedagógicos que atuam no processo de adaptação, capacitação e implantação do TiX nas Unidades Escolares e APAES. Trabalha com processos de formação de professores e profissionais da educação há alguns anos, especificamente no que se refere aos campos da psicopedagogia e avaliação de meios, método e didática na educação básica, formação cidadã, inclusão escolar, educação em periferias e locais de vulnerabilidade social, e arte-educação com ênfase na educação musical.
Veja mais fotos do evento (passe o mouse sobre a foto):