Você está aqui: Página Inicial / Semana Jurídica discute sobre o princípio da Legalidade e o Judicialismo

Semana Jurídica discute sobre o princípio da Legalidade e o Judicialismo

por Cinara Patrícia publicado 08/10/2021 19h09, última modificação 14/10/2021 10h09
Curso de Direito visa ampliar o debate sobre temas atuais
Semana Jurídica discute sobre o princípio da Legalidade e o Judicialismo

O curso de Direito do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promove a Semana Jurídica com o tema “O princípio da Legalidade X Judicialismo”, nos dias 18 e 19 de outubro, às 19h. Os palestrantes são dois juristas conceituados, o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Antônio Bispo e o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Alberto Aluízio, ambos professores na PUC Minas.

O coordenador do curso, o professor Roberto Kalil explica que a Semana Jurídica será dividida em três períodos, que irão acontecer ao longo dos próximos meses. “A Semana Jurídica não aconteceu nos últimos dois semestres, então agora decidimos não concentrar em apenas uma semana, mas realizar de forma separada por dias ao longo dos meses”.

O professor ainda acrescenta que o tema abordado é bastante atual e traz discussões sobre o papel da Justiça. “O princípio da Legalidade prevalece o que está na Lei, é o grande princípio do Direito. Já no Judicialismo, a Justiça é procurada para resolver questões que poderiam e deveriam ser resolvidas por outras vias, o que acaba prevalecendo é a Política e não a Justiça, muito do que vem acontecendo nos dias atuais”, esclarece o professor Kalil.

O curso de Direito também irá promover, a partir do dia 26 de outubro, a Terça com Lei, projeto que trará a presença de egressos da Instituição para falar sobre a profissão, o mercado de trabalho e suas vivências.

Os participantes do evento terão direito a certificado e horas em atividades complementares.

 

O princípio da Legalidade X Judicialismo

Data: 18 e 19 de outubro (Segunda-feira e terça-feira)

Horário: 19h

Inscrições via Sympla