Centro de Educação Infantil Irmã Clarice Brandão – Escola Infantil, São Domingos do Prata, MG – Nadine Santos do Carmo – Orientadora: Clarissa de Oliveira Neves

CONCEITO
O ambiente escolar infantil é um espaço de aprendizado, conhecimento, interação e diversão, onde as crianças devem ser estimuladas a se relacionar com os outros e com o espaço, desenvolvendo a percepção e aprendendo a se expressar. Contudo, grande
O Centro de Educação Infantil Irmã Clarice Brandão é uma escola de tempo integral que visa solucionar uma grande demanda por vagas nos anos iniciais (0 a 6 anos) no município, demanda essa comprovada após pesquisa e levantamento de dados na comunidade. O projeto é baseado na linha pedagógica construtivista, onde os espaços podem ser apropriados das mais diversas formas.

LOCALIZAÇÃO
O terreno onde será construído a escola fica na Rua José Fráguas no Loteamento do Bairro Padre Antônio, no município de São Domingos do Prata em Minas Gerais. O Bairro Padre Antônio é um bairro novo, ainda em desenvolvimento e que tem muito a crescer, e uma nova escola nesse bairro irá trazer uma maior visibilidade, além de estimular melhorias, como manutenção da pavimentação das vias e na iluminação, arborização pública e construção de equipamentos de serviço, comércio e lazer.

PRESSUPOSTOS DO PROJETO
A premissa básica para o partido arquitetônico consiste na criação de espaços agradáveis e funcionais que atendessem às necessidades dos usuários.
A proposta atende a três requisitos principais: setorização, racionalização e sustentabilidade. O primeiro, através da solução em dois blocos, com separação dos fluxos através da faixa etária: o 1º bloco de área de 912,00m² (cota 615,00), para crianças até 2 anos e o segundo bloco de área de 2100,00 m² (cota 619,00) para crianças de 3 a 6 anos. O segundo requisito acontece através da implantação do prédio no terreno. Os blocos respeitam ao máximo a topografia íngreme do terreno sendo implantados ao longo das curvas de níveis, gerando 3 acessos em níveis diferentes auxiliando na separação do fluxo de pessoas e alunos. Esta ocupação implanta o edifício no eixo leste/oeste, influenciando também na eficiência energética e no conforto ambiental, pela otimização da iluminação sem insolação e pela ventilação natural cruzada. O terceiro requisito através dos sistemas de coleta de água pluvial, instalação de coletores solares para aquecimento de água e paineis fotovoltaicos, para redução na conta de luz. O sistema de coleta de água pluvial ocorrerá através das calhas das coberturas. A água coletada será usada no pomar, na horta e na limpeza de áreas externas.

O PROJETO
A área verde foi projetada com jardins, pomar e os taludes naturais. A escolha dos materiais foi feita com objetivos estéticos, econômicos e funcionais.
O programa da nova escola conta com espaços de aprendizagem, áreas de lazer, áreas verdes, espaços de serviço, espaços abertos à comunidade e setor administrativo.
As oficinas (dança, música, culinária, teatro,
jogos, reciclagem, informática, leitura e esportes) e atividades extraclasses são instrumentos de aperfeiçoamento propondo uma aprendizagem aberta e dinâmica, possibilitando a inovação, a troca de experiências e a construção de conhecimentos.