Você está aqui: Página Inicial / Bioinformática / Notícias / Bioinformática realiza curso de Docking Molecular

Bioinformática realiza curso de Docking Molecular

por Isabela Carvalho publicado 10/04/2019 14h44, última modificação 11/04/2019 18h46
Bioinformática realiza curso de Docking Molecular

A graduação em Bioinformática do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizará, no dia 25 de maio, às 9h, um curso prático de Docking Molecular, ministrado pela professora Dra. Lucianna Helene Santos.

O curso será no Laboratório de Informática do Centro Universitário e terá um investimento R$20 para a emissão de certificado. A inscrição e as informações para o pagamento da taxa estão disponíveis clicando aqui

Entenda o Docking Molecular
O processo de busca de novos compostos cada vez mais se beneficia de técnicas de modelagem por computador. Dentre essas técnicas, um dos primeiros passos é a utilização do atracamento molecular (molecular docking) que se baseia no conhecimento da estrutura tridimensional do alvo biomolecular. O atracamento molecular é um método in silico empregado para prever modos de ligação de pequenos compostos ou macromoléculas em contato com um alvo e prever suas interações moleculares. Além disso, a metodologia oferece uma possibilidade de classificar esses compostos de acordo com uma hierarquia usando funções de pontuação. No curso abordaremos conceitos básicos de atracamento molecular e análise de estruturas (ou poses). Software populares como o pymol e o Vina serão utilizados para exercícios práticos da metodologia. 

A palestrante
Luciana Helene Santos possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e mestrado em Ciências Computacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) trabalhando com modelagem molecular de sistemas biológicos. Possui experiência na área de biologia estrutural, com ênfase em modelagem molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica molecular, interação receptor-ligante, cálculos computacionais de energia livre, interação proteína-proteína. Atualmente, seu interesse está orientado ao cálculo computacional de energia livre e planejamento racional de fármacos.

Curso prático em Docking Molecular
Data: 25 de maio
Horário: 9h
Local: Laboratório de Informática – Campus Praça da Liberdade
Inscrições: https://bit.ly/2I77f7O