Você está aqui: Página Inicial / Bioinformática / Notícias / Curso de Genômica Comparativa reúne pesquisadores no Izabela Hendrix

Curso de Genômica Comparativa reúne pesquisadores no Izabela Hendrix

por Isabela Carvalho publicado 05/09/2018 17h47, última modificação 06/09/2018 12h50
Curso de Genômica Comparativa reúne pesquisadores no Izabela Hendrix
A Genômica Comparativa é ciência responsável por estudar as similaridades entre os genomas e o estudo da área é um tema atual na saúde e também no meio ambiente. Com o objetivo de trazer um conteúdo novo para os alunos, as graduações em Bioinformática, Ciência de Dados e Engenharia da Computação do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promoveram no dia 1º de setembro um curso prático para os alunos e demais interessados. O curso foi ministrado pelas pesquisadoras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFMG), Ana Carolina Barbosa e Jéssica Vidal.

A coordenadora do curso de Bioinformática, Fabiana Alves, falou sobre a importância do evento para os cursos.  “Acho muito importante trazer pessoas da área, que trabalham diretamente com a bioinformática para que os alunos possam se espelhar e conhecer mais sobre a atuação profissional. Além disso, a Genômica Comparativa é um tema muito atual na saúde e no meio ambiente. Portanto, a ideia é que os alunos tenham conhecimentos além do que contempla a matriz curricular”, pontuou.

A pesquisadora Ana Carolina Barbosa explicou o objetivo principal do curso direcionado para alunos do curso de bioinformática. “Com os últimos anos e com o sequenciamento de DNAs, os dados foram se tornando massivos. Nesse sentido, o objetivo do curso é trazer os alunos para esse mundo de seuqencimento de DNA e genômica, para que possam sair daqui com uma ideia de como isso tudo funciona mesmo”, explicou.

Jéssica Vidal, que também é pesquisadora da área, afirmou que a área ainda é pouco divulgada e, por isso, ainda não se sabe muito a respeito. “Hoje não temos muita divulgação das ferramentas, da metodologia, do tanto que a Genômica é ampla. Então, trazer esses alunos para o curso, ajuda a entender, ampliar a visão e trazer conhecimento”, reforçou a pesquisadora.

Nesse sentido, Jéssica acrescentou que a iniciativa do Izabela Hendrix, por meio da professora Fabiana, ajuda a divulgar os estudos na área. “A bioinformática é futuro de todas as pesquisas na nessa área, por exemplo, aliando genômica e computação. Então é uma área extremamente importante e que está crescendo bastante. Por isso, quanto mais informações levarmos aos estudantes, mais gente interessada em trabalhar na área vai ter”, finalizou.

O curso foi organizado em duas etapas: a primeira teórica, em que as pesquisadoras mostraram um pouco sobre as noções básicas de técnicas de sequenciamento e montagem de DNAs; e a segunda etapa prática, em que os alunos puderam conhecer bancos de dados para análises genômicas e noções de genômica comparativa.

Veja mais fotos do evento (passe o mouse sobre a foto):

Genômica Comparativa