Você está aqui: Página Inicial / Bioinformática / Notícias / Izabela Hendrix faz parceria com doutora da área de fisiologia cardiovascular

Izabela Hendrix faz parceria com doutora da área de fisiologia cardiovascular

Izabela Hendrix faz parceria com doutora da área de fisiologia cardiovascular
O curso de Bioinformática do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix iniciou uma colaboração com o Laboratório de Sinalização Celular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio da coordenadora doutora Sílvia Guatmosim.
 
Em parceria com o curso de Bioinformática e sob a coordenação da professora Fabiana Alves, a doutora Sílvia irá desenvolver projetos relacionados ao estudo da Fisiologia Cardíaca e processos patológicos simulados por computador.
 
O início dessa colaboração foi marcado pela apresentação de um projeto piloto no XXII Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular, um dos mais conceituados eventos científicos da área. Nessa ocasião, a egressa do curso de Ciências Biológicas do Izabela Hendrix, Letícia Xavier, ajudou na criação do trabalho que foi exibido no simpósio.
 
O tema do projeto foi “A sinalização β-adrenérgica controla a expressão do receptor ‘Mas’ no coração” e teve como objetivo avaliar a expressão do receptor “Mas”, uma proteína componente da membrana celular, no coração de camundongos com hipertrofia cardíaca induzido pelo isoproterenol, um medicamento usado para relaxar o músculo liso e aumentar a atividade no coração. A hipertrofia cardíaca é considerada um processo adaptativo do miocárdio a sobrecargas crônicas do sistema circulatório.
 
A parceria irá continuar e, inicialmente, terá o apoio de dois graduandos e uma egressa do Centro Universitário, Sávio Lúcio, na área da Bioinformática, Samara Ferreira, em Ciências Biológicas, além da ex-aluna Letícia Xavier, e do doutorando Itamar Guedes, que está sendo orientado pela doutora Sílvia Guatmosim.
 
Os trabalhos que serão realizados visam o desenvolvimento científico de qualidade para trazer benefícios no campo da saúde para a sociedade.