Você está aqui: Página Inicial / Bioinformática / Notícias / Izabela Hendrix faz parceria com doutora da área de fisiologia cardiovascular

Izabela Hendrix faz parceria com doutora da área de fisiologia cardiovascular

O curso de Bioinformática do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix iniciou uma colaboração com o Laboratório de Sinalização Celular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio da coordenadora doutora Sílvia Guatmosim.

Em parceria com o curso de Bioinformática e sob a coordenação da professora Fabiana Alves, a doutora Sílvia irá desenvolver projetos relacionados ao estudo da Fisiologia Cardíaca e processos patológicos simulados por computador.

O início dessa colaboração foi marcado pela apresentação de um projeto piloto no XXII Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular, um dos mais conceituados eventos científicos da área. Nessa ocasião, a egressa do curso de Ciências Biológicas do Izabela Hendrix, Letícia Xavier, ajudou na criação do trabalho que foi exibido no simpósio.

O tema do projeto foi “A sinalização β-adrenérgica controla a expressão do receptor ‘Mas’ no coração” e teve como objetivo avaliar a expressão do receptor “Mas”, uma proteína componente da membrana celular, no coração de camundongos com hipertrofia cardíaca induzido pelo isoproterenol, um medicamento usado para relaxar o músculo liso e aumentar a atividade no coração. A hipertrofia cardíaca é considerada um processo adaptativo do miocárdio a sobrecargas crônicas do sistema circulatório.

A parceria irá continuar e, inicialmente, terá o apoio de dois graduandos e uma egressa do Centro Universitário, Sávio Lúcio, na área da Bioinformática, Samara Ferreira, em Ciências Biológicas, além da ex-aluna Letícia Xavier, e do doutorando Itamar Guedes, que está sendo orientado pela doutora Sílvia Guatmosim.

Os trabalhos que serão realizados visam o desenvolvimento científico de qualidade para trazer benefícios no campo da saúde para a sociedade.