Você está aqui: Página Inicial / Bioinformática / Notícias / Izabela realiza palestra informativa sobre como os jogos auxiliam no controle da dor

Izabela realiza palestra informativa sobre como os jogos auxiliam no controle da dor

por Isabela Carvalho publicado 26/11/2018 14h16, última modificação 26/11/2018 14h16
Izabela realiza palestra informativa sobre como os jogos auxiliam no controle da dor

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizou, no dia 20 de novembro, uma palestra com o tema “Jogos eletrônicos e Controle da Dor”, ministrada pelo enfermeiro Djalma Vieira Neto. A palestra foi promovida pelo curso de Bioinformática em parceria com os cursos de Enfermagem e Fisioterapia e foi aberta para toda a comunidade acadêmica. 

De acordo com o palestrante o objetivo da palestra é mostrar que o uso das tecnologias em tratamento para controlar a dor dos pacientes tem sua eficácia comprovada. “A finalidade do evento é mostrar que podemos usar as novas tecnologias em situações que envolvem saúde. Podemos usar uma tecnologia que é bem embasada e bem conhecida como os jogos eletrônicos para atuar na assistência à saúde. Já temos estudos comprovando a eficácia dessas tecnologias que facilitam o futuro, principalmente para uma geração que é tão conectada”, explicou. 

Djalma também falou sobre como o jogo eletrônico está sendo visto como uma ciência e a relação com a bioinformática. “É importante deixar de ver os jogos eletrônicos apenas como um brinquedo e passar a utilizar como uma ciência, principalmente na academia. Os estudantes ligados à bioinformática à saúde podem desenvolver tecnologias eletrônicas digitais que vão facilitar o trabalho e a agregar à área da saúde”, ressaltou. 

Segundo Djalma o tratamento usando jogos não substitui a terapia analgésica, mas é um grande suporte na recuperação. “Quando o paciente responde ao tratamento jogando, ele está fazendo uma terapia que é um reforço que ajuda na reabilitação. Jogos no Nintendo Wii, por exemplo, já são utilizados para recuperação de pacientes, o que resulta em menor utilização de analgésicos para controlar a dor”, pontuou.

Veja mais sobre o evento (passe o mouse sobre a foto).  

Izabela Tech