Você está aqui: Página Inicial / Bioinformática / Pesquisa e Extensão / Alunos do curso de Bioinformática realizam projeto de compilação de dados da doença de Huntington

por Ilsa Martins Goncalves publicado 23/07/2018 15h50, última modificação 03/08/2018 19h43
Clique para ampliar

Os alunos do primeiro período do curso de Bioinformática do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizaram o projeto integrador junto à coordenadora do curso Fabiana Alves. O objetivo do projeto é associar os conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo do semestre, reforçando a interdisciplinaridade e o trabalho em grupo.

Uma parceria entre o Izabela e a University of California - Santa Cruz, permitiu que os estudantes analisassem mais de 55 mil transcriptomas da doença de Huntington, uma deficiência herdada geneticamente que ataca o sistema nervoso central. Os dados foram cedidos pelo professor Gepoliano, do Department of Biomolecular Engineering.

A professora Fabiana Alves reforçou a relevância desse tipo de projeto para a área da Bioinformática. “Mostra como a Bioinformática consegue compilar rapidamente tantos dados e de tamanha importância”, comentou.

O trabalho teve início no primeiro semestre de 2018 e os estudantes irão continuar as análises de transcriptomas no próximo semestre. A ideia é firmar uma parceria duradoura com a University of California para que os futuros alunos também possam aproveitar a oportunidade. “O nosso objetivo é entregar ao mercado de trabalho profissionais qualificados”, disse a coordenadora.

Ana Beatriz Froncks, aluna de Bioinformática, mostrou-se satisfeita por ter participado do projeto. “Realizar o Projeto Integrador deste período foi, sobretudo, esclarecedor. Digo isso tanto em relação ao curso quanto ao futuro, pois foi o momento em que, mais do que nunca, eu tive certeza de estar no lugar certo”, contou.

A estudante ainda elogiou a atuação da professora. “A professora Fabiana foi parte fundamental do trabalho e tornou o projeto viável. Durante todo o processo, ela se dispôs a nos ajudar no que fosse preciso e, ao fim, nos ensinou a melhor forma de entender o que realizamos”, informou.

Larissa Fernandes, também aluna do curso, comentou sobre a experiência de fazer parte de um projeto como esse. “Ao contribuir para uma pesquisa científica relacionada à Bioinformática pude entender os caminhos que nos fazem avançar de forma ágil  na tentativa de soluções para tratamento  das doenças e o quanto precisamos da tecnologia para facilitar o nosso trabalho”, afirmou.

O Izabela Hendrix é pioneiro na graduação de Bioinformática no Brasil e projetos como esse mostram a excelência do ensino na instituição que se preocupa com a formação do aluno desde o começo do curso.

Doença de Huntington
A doença de Huntington é uma enfermidade neurodegenerativa rara. Isso quer dizer que os neurônios, células do sistema nervoso, são progressivamente destruídos irreversivelmente. Trata-se de uma deficiência genética e seus primeiros sintomas costumam aparecer entre os 30 e 50 anos, porém podem surgir em qualquer idade. Esta condição é capaz de causar problemas cognitivos, emocionais e motores, além de problemas de humor. A doença não tem cura, apenas tratamento para aliviar os sintomas.