Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto assinado por egressa do Curso de Arquitetura e Urbanismo participa da CASACOR Minas

Projeto assinado por egressa do Curso de Arquitetura e Urbanismo participa da CASACOR Minas

por Cinara Patrícia publicado 22/10/2021 18h04, última modificação 22/10/2021 18h04
A arquiteta Cristina Menezes participa com o projeto Casa Acqua da 26ª edição da mostra
Projeto assinado por egressa do Curso de Arquitetura e Urbanismo participa da CASACOR Minas
Imagens: Jomar Bragança

A 26ª edição da CASACOR Minas conta com a participação da arquiteta Cristina Menezes, também egressa do curso de Arquiterua de Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. A arquiteta assina o projeto Casa Acqua, em que buscou inspiração nas casas romanas.

Cristina explica que o Izabela Hendrix tem grande influência no conceito do projeto já que foram as primeiras aulas de História da Arte, com o professor Reinaldo, que a norteou na construção do projeto. A pandemia de COVID-19 também teve parte na criação, uma vez que nos obrigou a passar mais tempo casa, e o conforto foi fundamental. 

A Casa Acqua montada em forma de módulos individualizados (íntimo, social, lazer e serviço) que integram o ambiente e estão rodeados por espelhos d’água que remetem diretamente a casa original romana. 

Segundo o site da CASACOR, o espelho d’água permite conforto térmico e amplitude ao projeto, destacando a natureza em volta, “permite caminhar entre os jardins, de forma coberta, fazendo aqui, uma referência à varanda que circulava o pátio interno da casa greco-romana!”. Além disso, os jardins estão propícios às atividades ao ar livre garantindo conforto e tranqüilidade. 

“A casa original romana, descoberta abaixo das lavas petrificadas do Vesúvio, tinha uma planta no formato “O” e trazia um pátio interno com varandas circundando os ambientes, que permitia a integração visual de todos os espaços e uma fonte central simbolizava a prosperidade!”, detalha Cristina. 

 

Atuação nacional e internacional 

Cristina tem escritório próprio desde 1990, seus projetos buscam o convívio humano com a arquitetura. Atua na elaboração, conceituação, desenvolvimento e consultoria em Projetos Residenciais, Comerciais, Corporativos, Institucionais no Brasil e pelo mundo. 

Já participou da Mostra Modernos e Eternos; Morar Mais Por Menos MG; Mostra de Decoração MinasCasa; CASACOR; Mostra Artefacto Belo Horizonte; Decorafácil Unilar; I Raja Decor e Salão Mineiro de Decoração. 

Para o futuro Cristina avisa: “O meu projeto futuro é sempre me esforçar em fazer o meu melhor para todos que em mim confiam os seus sonhos!”.

 

Na entrevista abaixo, Cristina conta um pouco de sua história com o Izabela Hendrix  a importância do espaço da casa em tempos de Pandemia. 

Você já participou de várias edições da CasaCor, como é retornar e o que muda nesse atual momento em que vivemos? 

O que muda é que as pessoas estão adaptando as suas casas ou até saindo de seus  apartamentos para tentar viver melhor, devido ao momento que já estamos vivendo há um ano e sete meses e que exige algumas novas adequações. Temos uma demanda de mais espaço abertos; mais ventilação natural; mais contato com a natureza; espaços mais individualizados; espaços de relaxamento e espaço de convivência da família! Aliás, esse último foi o mais bacana da pandemia.  A família está convivendo todos os momentos mais juntos! A casa, hoje, é para o conforto, mais exclusivo, da família. 

 

Você é uma arquiteta reconhecida e premiada. O quanto o Izabela Hendrix tem peso nessa trajetória? 

O Izabella Hendrix foi onde me preparei para toda a trajetória profissional que desenvolvemos até hoje! Claro, ao longo dos anos, vamos evoluindo com todas as interfaces do ser humano que é muito dinâmico e a arquitetura, sempre, acompanha e adéqua! Tenho muito orgulho de ter me formado no Izabella Hendrix e muito respeito por essa escola que tanta cultura me trouxe.

  

Você tem uma lembrança dos tempos de estudante do Izabela que poderia compartilhar? 

Tenho várias, ficaria horas aqui escrevendo! Ah, como foi bom! Uma lembrança que, sempre, me vem à memória foi um cubo que fizemos na cadeira de Plástica, junto à professora Hilda. Experiência incrível! Como aprendemos sobre proporção; cheios e vazados na escala real!  Este cubo foi desenvolvido na prancheta e, depois o produzimos em torres de andaimes!  Foi demais! Nossa primeira obra realizada! Inclusive, na Casa Cor Minas desse ano, tem um projeto que me remeteu a essa experiência! 

Me lembro muito dos grandes mestres que tivemos e, que admiro até hoje. Fomos muito bem orientados.  Agradeço a todos. Me lembro do professor Moacyr Laterza de Estética; do Gilson de Paisagismo; da Hilda de Plástica; do Reinaldo de História das Artes; do Oswaldo de Cálculo; do Mazzoni de Geometria Descritiva; do grande mestre, Flávio Carsalade que nos ensinou tanto nas aulas de Planejamento e tantos outros. 

Sempre, falo que se tivesse que começar tudo de novo faria Arquitetura, novamente. Amo a profissão que escolhi e o Izabella Hendrix, realmente, tem total responsabilidade na minha história!!! Valeu, Izabella Hendrix!!! 

 

Além de Cristina, a 26ª CASACOR Minas também recebe o projeto Casa Voktum assinado pela arquiteta e egressa do Izabela Hendrix, Barbara Nobre. Acesse a matéria aqui.

A mostra acontece até o dia 31 de outubro, no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte. As visitas deverão ser agendadas em horário fixo, visando controle de acesso do público. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site.

 JB__JBF2601.jpg   JB__JBF2592.jpg

JB__JBF2523.jpg   JB__JBF2517.jpg