Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes do curso de Psicologia realizam atendimento na Vila Acaba Mundo

Estudantes do curso de Psicologia realizam atendimento na Vila Acaba Mundo

por Cinara Patrícia publicado 26/11/2021 15h05, última modificação 26/11/2021 17h26
Durante o estágio é possível colocar em prática o aprendizado teórico
Estudantes do curso de Psicologia realizam atendimento na Vila Acaba Mundo
Imagem: Freepik

O curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix assinou convênio de estágio com o Fórum de Entidades do Entorno da Área de Influência da Mineração do Acaba Mundo (FEMAM) para realizar atendimento e desenvolver campanhas para aos moradores da Vila Acaba Mundo, na região Centro Sul, em Belo Horizonte.

A professora do curso de Psicologia e supervisora de estágio, Viviane Alvim, explica que a proposta de estágio surgiu a partir do interesse e da necessidade da FEMAM em ampliar as ofertas de serviços na área da saúde para a população da Vila Acaba Mundo. “Também a disponibilidade, nesse semestre, podermos realizar as práticas da psicologia presencialmente”, complementa a professora.

Os alunos do sexto período do curso realizam na comunidade atendimento psicológico clinico e divulgação de campanhas educativas sobre os diversos tipos de violência que podem ser vivenciadas por crianças, mulheres e idosos. Além disso, também atuam na intervenção psicológica com os voluntários da FEMAM.

A estudante Endeniana Campos participa do estágio e explica que é uma experiência única realizar a escuta, que complementa o aprendizado teórico. “Os atendimentos na comunidade ajudam muito nas questões subjetivas, ansiedade, educação e, principalmente, ajuda (a pessoa) a lidar com suas questões de uma forma mais clara e objetiva” explica a futura psicóloga.

A professora conta que cerca de 20 alunos atuam nas ações que acontecem semanalmente. “A nossa maior demanda de trabalho está localizada na procura por atendimentos psicológicos, na atualidade ofertamos em torno de 30 horas semanais, e o trabalho tem sido acolhido de tal maneira pela população que já contamos com uma lista de espera”, avalia Viviane.

Endeniana também concorda que a comunidade tem os recebido muito bem, e também a FEMAM, por meio do diretor Valdinei de Souza.

Novos projetos

A professora também chama atenção para o fato das práticas contribuírem de forma efetiva na formação dos alunos, “despertou em nós o desejo de permanecer por lá, como também de ampliarmos esse espaço de trabalho e de escuta para os alunos dos outros períodos do curso de Psicologia do Izabela”.

No próximo semestre já vem sendo viabilizada a possibilidade de novas propostas de atividades de extensão com os outros cursos do Izabela. O diretor Valdinei esteve na instituição e articulou novos projetos.