Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Presencial / Bioinformática

Bioinformática

por luan.matias — publicado 17/12/2018 13h45, última modificação 23/03/2022 14h30

Apresentação

O curso de especialização lato sensu em Bioinformática do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix visa capacitar profissionais de diferentes áreas para interpretação e análise de dados biológicos, assim como desenvolvimento de softwares nas áreas das Biociências. Por meio deste curso, o aluno será capaz de induzir e participar do desenvolvimento biotecnológico do país, visando suprir a crescente demanda por profissionais capacitados em tecnologias alternativas para atuar na solução de problemas e criação de ferramentas básicas e aplicadas.

Objetivos do curso
Formar profissionais para induzir e participar do desenvolvimento da Tecnológico no país, visando suprir a crescente demanda por profissionais capacitados em tecnologias alternativas para atuar na solução de problemas na área da saúde, ambiental e agropecuária, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. 

Mercado de trabalho
O profissional poderá trabalhar em centros de pesquisa relacionados às biociências, como núcleos de desenvolvimento de sistemas informatizados de hospitais, centros médicos, clínicas, órgãos públicos e empresas privadas, além de poder atuar em indústrias dos ramos farmacêuticos, agropecuários, biológicos, biomédicos e médicos.

Público-alvo
Portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em Bioinformática, Ciências Biológicas, Biomedicina, Agronomia, Engenharia Agrícola, Farmácia, Química, áreas de tecnologia da informação e áreas afins.

Requisitos: diploma de graduação reconhecido pelo MEC.

Matriz curricular:  

1º Semestre: 

Disciplinas Carga Horária
Fundamentos em Biologia Molecular 30h
Bioinformática básica e aplicada à Biotecnologia 30h
Ciências aplicadas à Biomateriais 30h
Programação funcional e orientada a objetos 30h
Modelagem de sistemas de Biomoléculas 30h
Big data 30h
 Total:   180h

2º Semestre: 

Disciplinas Carga Horária
Algoritmo e Estruturas de Dados 30h
Bioinformática aplicada à saúde e meio ambiente 30h
Inovações tecnológicas e patentes 30h
Aplicações Biotecnológicas 30h
Machine learning 30h
Biotecnologia 30h
 Total:   180h

Coordenação – Fabiana Alves
Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2008), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é estagiária Pós-Doutoral em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) na Universidade Federal de Minas Gerais e professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana, da Infórium Faculdade de Tecnologia e dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Santa Úrsula. Tem experiência nas áreas de Fisiologia, Biologia Molecular e Bioinformática, com ênfase em Fisiologia celular e Genômica, Fisiologia Cardiovascular e Nanobiotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sry, microRNAs, siRNAs, hipertensão e sistema renina-angiotensina. 
Telefone: (31) 3244-7240 | E-mail:

 

INFORMAÇÕES


Duração: 12 meses
Carga Horária: 360 h
Dias e horários: Sextas-feiras das 19h às 22h e sábados das 08h às 18h
Encontros: quinzenais
Local: Campus Praça da Liberdade, prédio 03
Número de parcelas fixas: 18

Mensalidade - ingressantes 2021: 

R$ 659,00 para o pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 669,04. 

Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso. 

 

 

Documentação exigida para efetivação de pré-matrícula

- Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
- Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
- CPF (01 cópia);
- RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
- Curriculum Vitae (01 cópia);
- Comprovante de endereço (01 cópia);
- 01 Foto 3x4;
- Formulário de Pré-matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado

 

Importante: por conta da contenção do novo coronavírus, nossas unidades estão fechadas. Envie os documentos obrigatórios para o e-mail: cac.imih@izabelahendrix.metodista.br e faça sua matrícula.



Local de entrega: 
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix 
Central de Atendimento ao Calouro

Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábados, das 9h às 15h

Rua da Bahia, 2020 - Lourdes - CEP: 30160-012 – Belo Horizonte – MG – A/C.