Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Presencial / Bioinformática

Bioinformática

 botao.jpg


O curso de especialização latu sensu em Bioinformática do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix visa capacitar profissionais de diferentes áreas para interpretação e análise de dados biológicos, assim como desenvolvimento de softwares nas áreas das Biociências.

Por meio deste curso, o aluno será capaz de induzir e participar do desenvolvimento biotecnológico do país, visando suprir a crescente demanda por profissionais capacitados em tecnologias alternativas para atuar na solução de problemas e criação de ferramentas básicas e aplicadas.

 

Objetivos do curso

  • Formar profissionais para induzir e participar do desenvolvimento da Tecnológico no país, visando suprir a crescente demanda por profissionais capacitados em tecnologias alternativas para atuar na solução de problemas na área da saúde, ambiental e agropecuária, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

 

Mercado de trabalho

O profissional poderá trabalhar em centros de pesquisa relacionados às biociências, como núcleos de desenvolvimento de sistemas informatizados de hospitais, centros médicos, clínicas, órgãos públicos e empresas privadas, além de poder atuar em indústrias dos ramos farmacêuticos, agropecuários, biológicos, biomédicos e médicos.


Público alvo
Portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em Bioinformática, Ciências Biológicas, Biomedicina, Agronomia, Engenharia Agrícola, Farmácia, Química, áreas de tecnologia da informação e áreas afins.


Requisitos: diploma de graduação reconhecido pelo MEC.


Matriz curricular: 
 

I SEMESTRE

Disciplina

Carga horária

Fundamentos em Biologia Molecular

 

30

Bioinformática básica e aplicada à Biotecnologia

30

Ciências aplicadas à Biomateriais

30

Programação funcional e orientada a objetos

 

30

Total

120


II SEMESTRE

Disciplina

Carga horária

Algoritmo e Estruturas de Dados

30

Bioinformática aplicada à saúde e meio ambiente

30

Inovações tecnológicas e patentes

20

Aplicações Biotecnológicas

20

Metodologia da pesquisa

20

Total

120

 
III SEMESTRE

Disciplina

Carga horária

Modelagem de sistemas de Biomoléculas

30

Big data

30

Trabalho de conclusão do curso (TCC)*

30

Machine learning

30

Total

120


Coordenação – Fabiana Alves
Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2008), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é estagiária Pós-Doutoral em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) na Universidade Federal de Minas Gerais e professora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana, da Infórium Faculdade de Tecnologia e dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Santa Úrsula. Tem experiência nas áreas de Fisiologia, Biologia Molecular e Bioinformática, com ênfase em Fisiologia celular e Genômica, Fisiologia Cardiovascular e Nanobiotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sry, microRNAs, siRNAs, hipertensão e sistema renina-angiotensina. 

Telefone: (31) 3244-7240 | E-mail:

INFORMAÇÕES


Duração: 18 meses
Carga Horária: 360 h
Dias e horários: sábados
Encontros: quinzenais
Local: Campus Praça da Liberdade, prédio 03
Número de parcelas: 18
Mensalidade - ingressantes 2019: R$ 649,00, para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 658,88.