Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Presencial / Citologia Clínica com ênfase em Citologia Ginecológica

Citologia Clínica com ênfase em Citologia Ginecológica

por luan.matias — publicado 17/12/2018 13h45, última modificação 23/03/2022 14h31

Apresentação

A citologia oncótica e clínica é a área que utiliza técnicas de diagnóstico para examinar células retiradas de diversos locais do corpo e determinar a causa ou natureza da doença.

Essa técnica propicia detalhadas descrições microscópicas de células e é reconhecida como área fundamental para o rastreamento de lesões que podem evoluir para o câncer, como os ocorridos no colo do útero em mulheres.

O curso propõe capacitar profissionais da Área da Saúde em Citologia Oncótica Clínica com ênfase em Citologia Ginecológica. Atualmente, esse perfil de profissional vem se destacando pelo seu papel essencial na prática laboratorial em instituições públicas e privadas, pois proporciona método preventivo de saúde e diagnóstico precoce das alterações celulares, compatíveis com os processos neoplásicos.

Objetivos do curso

• Proporcionar ao aluno conhecimentos e atualização a respeito de temas pertinentes a especialidade de citologia oncótica, com ênfase em diagnóstico de citologia oncótica ginecológica.
  • Proporcionar conhecimentos e atualização de temas pertinentes à especialidade de citologia oncótica com foco no diagnóstico citopatológico de amostras clínicas.
  • Capacitar aos profissionais para realização dos diversos exames citológicos na rotina de um laboratório clínico e torná-los aptos para emissão dos laudos com qualidade.
  • Especializar o profissional de nível superior para o exercício de suas atividades típicas, observando adequadamente o compromisso social e a ética profissional no desempenho de suas funções.

Mercado de trabalho

• Após conclusão o profissional habilitado, poderá iniciar uma carreira na área de diagnóstico laboratorial em Citologia clínica/oncótica, em especial na área de citologia oncótica ginecológica, em laboratórios de setor público e privados, poderá atuar ainda em pesquisa e docência.

Público-alvo: profissionais graduados na área de Biomedicina, Ciências Biológicas, Farmácia, Medicina e demais profissionais da área da Saúde com interesse em atuar na área específica e habilitado pelo seu conselho profissional.

Requisitos: graduação na área da saúde ou estar no último ano do curso.

Matriz curricular:

Citologia clínica de Líquidos Cavitários / Trato respiratório 20h
 Total:   180h

Coordenação – Rafaela de Oliveira Silva

Biomédica mestre em Patologia e habilitada em Análises Clínicas, com experiência profissional no setor de Análises Clínicas, Gestão em saúde e análises utilizando método de citometria de Fluxo. Atualmente atua como docente em disciplinas clínicas no curso de Biomedicina e disciplinas básicas em curso de graduação em saúde. É Coordenadora do curso Biomedicina do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Possui experiências na carreira acadêmica em pesquisa em Imunopatologia, Inquérito epidemiológico e em gestão em saúde e laboratorial. Possui certificado para auditoria interna laboratorial no programa de acreditação PALC (Programa de Acreditação em laboratório Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia e Medicina Laboratorial. Currículo Lattes

Telefone: (31) 3244-7240 | E-mail:  rafaela.silva4@izabelahendrix.metodista.br

Duração: 12 meses
Carga Horária: 360 h
Dias e horários: Sextas-feiras das 19h às 22h e sábados das 08h às 18h
Encontros: semanais/quinzenais
Local: Campus Praça da Liberdade, prédio 03
Número de parcelas fixas: 18
Mensalidade - ingressantes 2021:

R$ 659,00 para o pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 669,04.

Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso.

Documentação exigida para efetivação de pré-matrícula

- Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
- Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
- CPF (01 cópia);
- RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
- Curriculum Vitae (01 cópia);
- Comprovante de endereço (01 cópia);
- 01 Foto 3x4;
- Formulário de Pré-matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado

Importante: por conta da contenção do novo coronavírus, nossas unidades estão fechadas. Envie os documentos obrigatórios para o e-mail: cac.imih@izabelahendrix.metodista.br e faça sua matrícula.

Local de entrega:
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
Central de Atendimento ao Calouro

Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábados, das 9h às 15h.

Rua da Bahia, 2020 - Lourdes - CEP: 30160-012 – Belo Horizonte – MG – A/C.