Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Presencial / Educação Especial Inclusiva

Educação Especial Inclusiva

por luan.matias — publicado 17/12/2018 13h45, última modificação 23/03/2022 14h33

Apresentação

As mudanças contextuais advindas do progresso educacional e tecnológico, vêm alterando o cenário mundial e substancialmente as instituições de ensino superior. Essas transformações exigem a qualificação de todos os profissionais e principalmente daqueles que estão ligados a educação, visando a busca permanente de atualização.

Além desse contexto mundial, vive-se um cenário em torno de uma sociedade inclusiva que respeita a diversidade humana presente nela. Este cenário exige qualificação dos profissionais relacionados a educação para saberem lidar com a diversidade em uma sociedade inclusiva.

A Declaração de Salamanca (1994), a qual o Brasil e signatário, é um marco para a educação inclusiva, pois considera como sendo um princípio fundamental que as escolas sejam inclusivas e asseguram que todas as crianças aprendam juntas, sempre que possível, independente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter.  O documento destaca ainda que:

Escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, acomodando ambos os estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade à todos através de um currículo apropriado, arranjos organizacionais, estratégias de ensino, uso de recurso e parceria com as comunidades. Na verdade, deveria existir uma continuidade de serviços e apoio proporcional ao contínuo de necessidades especiais encontradas dentro da escola.

Para que a escola seja inclusiva torna-se necessário que os profissionais que atuam nela sejam capacitados para trabalhar com a diversidade. A este respeito a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) orienta os sistemas de ensino a garantir formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão.

O CEUNIH atento às tendências da Educação propõe um curso de Educação Especial Inclusiva que reconhece a importância da capacitação dos profissionais da educação, tendo em vista a articulação dos aspectos teóricos e práticos.

 

Objetivo geral
Especializar profissionais para atuarem de forma crítica e competente diante dos educandos com deficiência e necessidades educacionais especiais.


Objetivos específicos

  • Compreender a educação especial e a educação inclusiva e suas relações com os alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais. 
  • Analisar os documentos normativos e referentes a educação, educação especial e educação inclusiva.
  • Compreender, conceituar e contextualizar os tipos de deficiências e necessidades educacionais especiais.
  • Planejar e avaliar atividades pedagógicas para os estudantes com deficiência e necessidades educacionais especiais.
  • Produzir, a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso e de pesquisas, conhecimento a respeito da educação especial na perspectiva da educação inclusiva.


Público alvo
Profissionais egressos do ensino superior e que atuam na educação.

Requisito
Graduação completa


Perfil do egresso

  • Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  • Ser pesquisador da sua própria prática pedagógica.
  • Desenvolver a capacidade de aprimoramento constante.
     


Matriz curricular
 

1º Semestre:

Disciplinas Carga Horária
Docência no Ensino Superior 30h
História e políticas públicas da educação especial 30h
Fundamentos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva 30h
Neurociência e educação 30h
Transtorno Global do Desenvolvimento 30h
Altas Habilidades/Superdotação 30h
 Total:   180h

 2º Semestre:

Disciplinas Carga Horária
Deficiência Visual 30h
Deficiência Auditiva  30h
Deficiência Física  30h
Deficiência Intelectual  30h
Acessibilidade e Tecnologia Assistiva 30h
Psicopedagogia e inclusão 30h
 Total:   180h

 

Coordenação – Ana Carolina Machado Ferrari
Doutoranda e mestre em Educação - Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG; Psicopedagoga pela Escola Superior Aberta do Brasil; pedagoga, graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, especialista em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas com foco em inclusão organizacional. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em educação Inclusiva, educação organizacional, formação de professores e em coordenação pedagógica. Já atuei como pedagoga organizacional da Federação Nacional de educação e integração dos Surdos e como pedagoga na Universidade FUMEC, responsável pela coordenação pedagógica da Faculdade de Ciências Empresariais - FACE, orientação educacional dos alunos e supervisão dos tradutores intérpretes de Libras. Enquanto pedagoga da FUMEC assessorei e acompanhei todo o processo de reconhecimento de cinco cursos de graduação, dos quais quatro obtiveram nota 4 e um, nota 3. Como coordenadora pedagógica na Anhanguera Educacional S.A., gerenciei os processos educacionais voltados ao reconhecimento de cursos de bacharelado, obtendo nota 4 junto ao MEC. Tenho experiência no ensino profissionalizante tanto como analista de Educação Inclusiva, quanto como Supervisora Pedagógica. Tenho experiência como docente das disciplinas de Libras e Práticas Pedagógicas Inclusivas nos cursos de graduação do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e da Univeridade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Fui coordenadora especialista e docente nos cursos de Especialização em Gestão Educacional e Especialização em Neurociências aplicada à educação. Atualmente sou docente nos cursos de Pedagogia e Serviço Social do Centro Universitário UNA; docente nos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Também sou pesquisadora do Grupo interdisciplinar de estudos em Educação Inclusiva e Necessidades educacionais especiais (GEINE) na FaE/ UFMG. Possuo experiência em participação e organização de bancas de trabalho de conclusão de curso ? TCC, bem como na orientação destes trabalhos. Além disso, já organizei e ministrei palestras em encontros pedagógicos, onde foram discutidos temas relevantes à educação como a Andragogia, Avaliação, Inclusão e Práticas docentes. Busco complementar minha formação através de novos cursos, atualizando e adquirindo novos conhecimentos.

Currículo Lattes

 Telefone: (31) 3244-7240 | E-mail: ana.ferrari@izabelahendrix.metodista.br

INFORMAÇÕES


Duração: 12 meses
Carga Horária: 360 h
Dias e horários: Sextas-feiras das 19h às 22h e sábados das 08h às 12h
Encontros: quinzenais
Local: Campus Praça da Liberdade, prédio 03
Número de parcelas fixas: 18
Mensalidade - ingressantes 2021: R$ 519,00, para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 526,90.

Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso. 

 

Documentação exigida para efetivação de pré-matrícula

- Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
- Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
- CPF (01 cópia);
- RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
- Curriculum Vitae (01 cópia);
- Comprovante de endereço (01 cópia);
- 01 Foto 3x4;
- Formulário de Pré-matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado 

 

Importante: por conta da contenção do novo coronavírus, nossas unidades estão fechadas. Envie os documentos obrigatórios para o e-mail: cac.imih@izabelahendrix.metodista.br e faça sua matrícula.



Local de entrega: 
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix 
Central de Atendimento ao Calouro

Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábados, das 9h às 15h.

Rua da Bahia, 2020 - Lourdes - CEP: 30160-012 – Belo Horizonte – MG – A/C.