Educação Especial Inclusiva
Apresentação
As mudanças contextuais advindas do progresso educacional e tecnológico, vêm alterando o cenário mundial e substancialmente as instituições de ensino superior. Essas transformações exigem a qualificação de todos os profissionais e principalmente daqueles que estão ligados a educação, visando a busca permanente de atualização.
Além desse contexto mundial, vive-se um cenário em torno de uma sociedade inclusiva que respeita a diversidade humana presente nela. Este cenário exige qualificação dos profissionais relacionados a educação para saberem lidar com a diversidade em uma sociedade inclusiva.
A Declaração de Salamanca (1994), a qual o Brasil e signatário, é um marco para a educação inclusiva, pois considera como sendo um princípio fundamental que as escolas sejam inclusivas e asseguram que todas as crianças aprendam juntas, sempre que possível, independente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter. O documento destaca ainda que:
Escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, acomodando ambos os estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade à todos através de um currículo apropriado, arranjos organizacionais, estratégias de ensino, uso de recurso e parceria com as comunidades. Na verdade, deveria existir uma continuidade de serviços e apoio proporcional ao contínuo de necessidades especiais encontradas dentro da escola.
Para que a escola seja inclusiva torna-se necessário que os profissionais que atuam nela sejam capacitados para trabalhar com a diversidade. A este respeito a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) orienta os sistemas de ensino a garantir formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão.
O CEUNIH atento às tendências da Educação propõe um curso de Educação Especial Inclusiva que reconhece a importância da capacitação dos profissionais da educação, tendo em vista a articulação dos aspectos teóricos e práticos.
Objetivo geral
Especializar profissionais para atuarem de forma crítica e competente diante dos educandos com deficiência e necessidades educacionais especiais.
Objetivos específicos
- Compreender a educação especial e a educação inclusiva e suas relações com os alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais.
- Analisar os documentos normativos e referentes a educação, educação especial e educação inclusiva.
- Compreender, conceituar e contextualizar os tipos de deficiências e necessidades educacionais especiais.
- Planejar e avaliar atividades pedagógicas para os estudantes com deficiência e necessidades educacionais especiais.
- Produzir, a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso e de pesquisas, conhecimento a respeito da educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
Público alvo
Profissionais egressos do ensino superior e que atuam na educação.
Requisito
Graduação completa
Perfil do egresso
- Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
- Ser pesquisador da sua própria prática pedagógica.
- Desenvolver a capacidade de aprimoramento constante.
Matriz curricular
1º Semestre:
Disciplinas | Carga Horária | ||||
Docência no Ensino Superior | 30h | ||||
História e políticas públicas da educação especial | 30h | ||||
Fundamentos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva | 30h | ||||
Neurociência e educação | 30h | ||||
Transtorno Global do Desenvolvimento | 30h | ||||
Altas Habilidades/Superdotação | 30h | ||||
Total: | 180h |
2º Semestre:
Disciplinas | Carga Horária | ||||
Deficiência Visual | 30h | ||||
Deficiência Auditiva | 30h | ||||
Deficiência Física | 30h | ||||
Deficiência Intelectual | 30h | ||||
Acessibilidade e Tecnologia Assistiva | 30h | ||||
Psicopedagogia e inclusão | 30h | ||||
Total: | 180h |
Coordenação – Ana Carolina Machado Ferrari
Doutoranda e mestre em Educação - Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG; Psicopedagoga pela Escola Superior Aberta do Brasil; pedagoga, graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, especialista em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas com foco em inclusão organizacional. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em educação Inclusiva, educação organizacional, formação de professores e em coordenação pedagógica. Já atuei como pedagoga organizacional da Federação Nacional de educação e integração dos Surdos e como pedagoga na Universidade FUMEC, responsável pela coordenação pedagógica da Faculdade de Ciências Empresariais - FACE, orientação educacional dos alunos e supervisão dos tradutores intérpretes de Libras. Enquanto pedagoga da FUMEC assessorei e acompanhei todo o processo de reconhecimento de cinco cursos de graduação, dos quais quatro obtiveram nota 4 e um, nota 3. Como coordenadora pedagógica na Anhanguera Educacional S.A., gerenciei os processos educacionais voltados ao reconhecimento de cursos de bacharelado, obtendo nota 4 junto ao MEC. Tenho experiência no ensino profissionalizante tanto como analista de Educação Inclusiva, quanto como Supervisora Pedagógica. Tenho experiência como docente das disciplinas de Libras e Práticas Pedagógicas Inclusivas nos cursos de graduação do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e da Univeridade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Fui coordenadora especialista e docente nos cursos de Especialização em Gestão Educacional e Especialização em Neurociências aplicada à educação. Atualmente sou docente nos cursos de Pedagogia e Serviço Social do Centro Universitário UNA; docente nos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Também sou pesquisadora do Grupo interdisciplinar de estudos em Educação Inclusiva e Necessidades educacionais especiais (GEINE) na FaE/ UFMG. Possuo experiência em participação e organização de bancas de trabalho de conclusão de curso ? TCC, bem como na orientação destes trabalhos. Além disso, já organizei e ministrei palestras em encontros pedagógicos, onde foram discutidos temas relevantes à educação como a Andragogia, Avaliação, Inclusão e Práticas docentes. Busco complementar minha formação através de novos cursos, atualizando e adquirindo novos conhecimentos.
Telefone: (31) 3244-7240 | E-mail: ana.ferrari@izabelahendrix.metodista.br
INFORMAÇÕES |
---|
Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso. |
Documentação exigida para efetivação de pré-matrícula
- Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
- Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
- CPF (01 cópia);
- RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
- Curriculum Vitae (01 cópia);
- Comprovante de endereço (01 cópia);
- 01 Foto 3x4;
- Formulário de Pré-matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado
Importante: por conta da contenção do novo coronavírus, nossas unidades estão fechadas. Envie os documentos obrigatórios para o e-mail: cac.imih@izabelahendrix.metodista.br e faça sua matrícula.
Local de entrega:
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
Central de Atendimento ao Calouro
Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábados, das 9h às 15h.
Rua da Bahia, 2020 - Lourdes - CEP: 30160-012 – Belo Horizonte – MG – A/C.