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Educação Especial Inclusiva

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As mudanças contextuais advindas do progresso educacional e tecnológico, vêm alterando o cenário mundial e substancialmente as instituições de ensino superior. Essas transformações exigem a qualificação de todos os profissionais e principalmente daqueles que estão ligados a educação, visando a busca permanente de atualização.

Além desse contexto mundial, vive-se um cenário em torno de uma sociedade inclusiva que respeita a diversidade humana presente nela. Este cenário exige qualificação dos profissionais relacionados a educação para saberem lidar com a diversidade em uma sociedade inclusiva.

A Declaração de Salamanca (1994), a qual o Brasil e signatário, é um marco para a educação inclusiva, pois considera como sendo um princípio fundamental que as escolas sejam inclusivas e asseguram que todas as crianças aprendam juntas, sempre que possível, independente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter.  O documento destaca ainda que:

Escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, acomodando ambos os estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade à todos através de um currículo apropriado, arranjos organizacionais, estratégias de ensino, uso de recurso e parceria com as comunidades. Na verdade, deveria existir uma continuidade de serviços e apoio proporcional ao contínuo de necessidades especiais encontradas dentro da escola.

Para que a escola seja inclusiva torna-se necessário que os profissionais que atuam nela sejam capacitados para trabalhar com a diversidade. A este respeito a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) orienta os sistemas de ensino a garantir formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão.

O CEUNIH atento às tendências da Educação propõe um curso de Educação Especial Inclusiva que reconhece a importância da capacitação dos profissionais da educação, tendo em vista a articulação dos aspectos teóricos e práticos.

 

Objetivo geral
Especializar profissionais para atuarem de forma crítica e competente diante dos educandos com deficiência e necessidades educacionais especiais.


Objetivos específicos

  • Compreender a educação especial e a educação inclusiva e suas relações com os alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais. 
  • Analisar os documentos normativos e referentes a educação, educação especial e educação inclusiva.
  • Compreender, conceituar e contextualizar os tipos de deficiências e necessidades educacionais especiais.
  • Planejar e avaliar atividades pedagógicas para os estudantes com deficiência e necessidades educacionais especiais.
  • Produzir, a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso e de pesquisas, conhecimento a respeito da educação especial na perspectiva da educação inclusiva.


Público alvo
Profissionais egressos do ensino superior e que atuam na educação.

Requisito
Graduação completa


Perfil do egresso

  • Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  • Ser pesquisador da sua própria prática pedagógica.
  • Desenvolver a capacidade de aprimoramento constante.
     


Matriz curricular
 

Módulo I

Disciplina

Carga Horária

Docência no Ensino Superior

20h

História e políticas públicas da educação especial

25h

Fundamentos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva

25h

Neurociência e educação

25h

Metodologia Científica

25h

Total

120h

 

Módulo II

Disciplina

Carga Horária

Deficiência Visual

30

Deficiência Auditiva

30

Deficiência Física

30

Deficiência Intelectual

30

Total

120h

 

Módulo III

Disciplina

Carga Horária

Transtorno Global do Desenvolvimento

30h

Altas Habilidades/Superdotação

30h

Acessibilidade e Tecnologia Assistiva

30h

Trabalho de Conclusão de Curso

30h (EAD)

Total

120h

 

Os módulos deste curso (I, II e III) são independentes e sem pré-requisitos, ou seja, não serão necessariamente cursados nessa ordem. 


Coordenação – Ana Carolina Machado Ferrari
Doutoranda e mestre em Educação - Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG; Psicopedagoga pela Escola Superior Aberta do Brasil; pedagoga, graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, especialista em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas com foco em inclusão organizacional. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em educação Inclusiva, educação organizacional, formação de professores e em coordenação pedagógica. Já atuei como pedagoga organizacional da Federação Nacional de educação e integração dos Surdos e como pedagoga na Universidade FUMEC, responsável pela coordenação pedagógica da Faculdade de Ciências Empresariais - FACE, orientação educacional dos alunos e supervisão dos tradutores intérpretes de Libras. Enquanto pedagoga da FUMEC assessorei e acompanhei todo o processo de reconhecimento de cinco cursos de graduação, dos quais quatro obtiveram nota 4 e um, nota 3. Como coordenadora pedagógica na Anhanguera Educacional S.A., gerenciei os processos educacionais voltados ao reconhecimento de cursos de bacharelado, obtendo nota 4 junto ao MEC. Tenho experiência no ensino profissionalizante tanto como analista de Educação Inclusiva, quanto como Supervisora Pedagógica. Tenho experiência como docente das disciplinas de Libras e Práticas Pedagógicas Inclusivas nos cursos de graduação do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e da Univeridade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Fui coordenadora especialista e docente nos cursos de Especialização em Gestão Educacional e Especialização em Neurociências aplicada à educação. Atualmente sou docente nos cursos de Pedagogia e Serviço Social do Centro Universitário UNA; docente nos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Também sou pesquisadora do Grupo interdisciplinar de estudos em Educação Inclusiva e Necessidades educacionais especiais (GEINE) na FaE/ UFMG. Possuo experiência em participação e organização de bancas de trabalho de conclusão de curso ? TCC, bem como na orientação destes trabalhos. Além disso, já organizei e ministrei palestras em encontros pedagógicos, onde foram discutidos temas relevantes à educação como a Andragogia, Avaliação, Inclusão e Práticas docentes. Busco complementar minha formação através de novos cursos, atualizando e adquirindo novos conhecimentos.

Currículo Lattes

 Telefone: (31) 3244-7240 | E-mail: ana.ferrari@izabelahendrix.metodista.br

INFORMAÇÕES


Duração: 18 meses
Carga Horária: 360 h
Dias e horários: sextas-feiras (18h30 ás 22h30)  e sábados (8h às 12h e 13h às 17h)
Encontros: quinzenais
Local: Campus Praça da Liberdade, prédio 03
Número de parcelas: 18
Mensalidade - ingressantes 2019: R$ 589,00, para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 597,97.