Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Presencial / Engenharia de Segurança do Trabalho

Engenharia de Segurança do Trabalho

 botao.jpg


A Lei 7.410/85, no seu art. 1°, diz que: "O exercício da especialização em Engenheiro de Segurança do Trabalho será permitido, exclusivamente, ao Engenheiro ou Arquiteto portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, a ser ministrado no País, em nível de Pós-Graduação”.

O curso de Pós-Graduação lato sensu, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho se apresenta em um cenário atual promissor, devido às necessidades do mercado de trabalho, que busca profissionais especializados, com conhecimentos voltados para os riscos ocupacionais, higiene do trabalho, prevenção de acidentes, Programas de Prevenção dos Riscos Ambientais, Programa de Controle do Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho, Perícias Ambientais Ocupacionais e de Publico em Geral, bem como a elaboração do Perfil Profissiográfico  Previdenciário.

O Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix tem como principal meta formar Engenheiros de Segurança do Trabalho conhecedores da área de atuação, profissionais capazes de analisar, planejar, tomar decisões, avaliar projetos buscando a melhoria na qualidade dos processos industriais com foco na Segurança do Trabalho, Segurança Ambiental, e Higiene Ocupacional, através do reconhecendo, avaliação e controle de fatores e riscos originados nos postos de trabalho, conhecedores da legislação vigente na área de saúde ocupacional e segurança do trabalho, evitando, desta forma, passivos trabalhistas e passivos ambientais, proporcionando uma gestão mais efetiva e atuante nas empresas.


Objetivo geral

Especializar profissionais engenheiros, arquitetos e agrônomos a atuarem na área de engenharia de segurança do trabalho e higiene ocupacional, visando melhorias das condições ambientais, das condições de saúde, melhorias técnicas e organizacionais no ambiente de trabalho.

 

Objetivos específicos

  • Estimular no aluno a capacidade de discutir conceitos de segurança do trabalho e saúde na perspectiva das relações sociais de produção; abordar o impacto do processo da organização e condições de trabalho sobre a saúde; caracterizar os fenômenos de desgaste, doenças e sofrimento psíquico dos trabalhadores.
  • Qualificar os Pós Graduandos, para que sejam capazes de identificar e avaliar quantitativamente e qualitativamente, os riscos ocupacionais físicos, químicos,  biológicos e ergonômicos    presentes no ambiente ocupacional.
  • Apoiar a Capacitação técnica dos órgãos dos Serviços de Segurança e Medicina do Trabalho nos estabelecimentos públicos, privados e industriais, através da indicação de ações, métodos e tecnologias preventivas e corretivas, nas áreas de segurança do trabalho, higiene ocupacional, toxicologia industrial, saneamento e meio ambiente, ergonomia, e engenharia possibilitando a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.
  • Verificar in loco diversos ambientes ocupacionais, através de visitas técnicas monitoradas por profissionais da área de Engenharia de Segurança do Trabalho.
  • Sistematizar estudos, materiais, metodologias, informações e experiências, objetivando gerar conhecimentos para atuarem na área de Engenharia de Segurança do Trabalho.

 

Competências do egresso

  • Reconhecer os riscos profissionais capazes de ocasionar alterações na saúde do trabalhador ou afetar o seu conforto e eficiência;

  • Avaliar a magnitude desses riscos, através da experiência e treinamento, e com o auxílio de técnicas de avaliação quantitativa;

  • Prescrever medidas para eliminá-los ou reduzi-los a níveis aceitáveis.

  • Promover o aumento da qualidade de vida dos trabalhadores através de práticas de segurança, ergonomia, sanitárias e ambientais tendo como referência a saúde dos trabalhadores;

  • Conhecer e saber aplicar a legislação sobre Segurança e Medicina do Trabalho para agir criticamente frente aos problemas e pendências judiciais;

  • Analisar as condições de vulnerabilidade das instalações e equipamentos industriais, propondo medidas de proteção;

  • Atuar, na área da Higiene e Segurança Ocupacional, nas empresas de grande, médio e pequeno porte, empresas públicas, privadas e órgãos governamentais;

  • Implantar políticas e programas voltados para a saúde, segurança e meio ambiente através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho;

  • Identificar áreas de riscos e projetar equipamentos coletivos e individuais de segurança;

  • Elaborar projetos na área de proteção contra incêndios, e planos de emergência e catástrofe;

  • Conscientizar os trabalhadores quanto à manipulação, ao armazenamento, ao transporte de substâncias e aos produtos tóxicos;

  • Vistoriar, realizar perícias, emitir pareceres, laudos técnicos, indicando medidas de controle a agentes agressivos á saúde humana, oriundos dos riscos químicos, físicos, biológicos, caracterizando as atividades, operações e ambientes insalubres e perigosos.

  • Desenvolver técnicas de controle e gerenciamento dos riscos na área de higiene do trabalho;

  • Realizar Avaliação Ergonômica nos Postos de Trabalho, eliminando as condições antiergonômicas presentes no ambiente ocupacional, proporcionando o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente aos trabalhadores.

  • Analisar os métodos e processos produtivos do trabalho, elaborando medidas corretivas e de proteção no ambiente ocupacional, evitando desta forma as doenças ocupacionais;

  • Investir em pesquisas científicas no ambiente do trabalho, evitando desta forma, as doenças profissionais originadas dos processos industriais.


Mercado de trabalho

Atuar na área da Higiene e Segurança Ocupacional, nas empresas de grande, médio e pequeno porte, empresas públicas, privadas e órgãos governamentais, como por exemplo:

Atuação em empresas de Mineração, Hidrelétricas, Usinas Eólicas, Metalúrgicas, Siderúrgicas, Farmacêuticas, Hospitais, Supermercados, Prefeituras, Universidades.


Matriz curricular: 
 

MÓDULO I

Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho

20

Higiene do Trabalho I - Riscos Químicos

20

Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho

30

Legislações e Normas Técnicas

20

Proteção do Meio Ambiente - EAD

30

O Ambiente e as doenças do trabalho - I

20

Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações na Construção Civil

20

Proteção Contra Incêndio e Explosão - I

20

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - EAD

20

Gerência de Riscos

30

Psicologia Aplicada na Engenharia de Segurança do Trabalho, Comunicação e Treinamento

10

 

Ergonomia  I

20

Gestão Integrada em Saúde, Segurança e Meio Ambiente

30

 

CARGA HORÁRIA PRESENCIAL 

240

CARGA HORÁRIA EAD 

50

MÓDULO II

Disciplinas

Carga Horária

Auditoria Ambiental e Perícia Técnica

20

Ergonomia II

20

Higiene do Trabalho II - Riscos Físicos

30

O Ambiente e as doenças do trabalho - II - EAD

20

Prevenção e Controle de Riscos - Caldeiras e Vasos sob Pressão

20

Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações Elétricas

30

Proteção Contra Incêndio e Explosão - II

30

Metodologia Científica- EAD

20

Toxicologia Industrial

30

Psicologia Aplicada na Engenharia de Segurança do Trabalho, Comunicação e Treinamento

10

Higiene do Trabalho III - Riscos Biológicos

30

Higiene do Trabalho IV - Ventilação

20

Gestão Integrada em Saúde, Segurança e Meio Ambiente - EAD

30

No primeiro semestre as disciplinas de Proteção do Meio Ambiente e  Programa de Prevenção de Riscos Ambientais serão ofertadas EAD, totalizando 50 horas aulas.

No segundo semestre as disciplinas Gestão Integrada em Saúde, Segurança e Meio Ambiente, O Ambiente e as Doenças do Trabalho II, Metodologia Científica  serão ofertadas EAD, totalizando 70 horas aulas.

 

Aulas presenciais

Horário

Início

Fim

Horário

Início

Fim

Quinta

19:00

19:50

Sábado

8:00

8:50

19:50

20:40

8:50

9:40

Intervalo

20:40

21:00

Intervalo

09:40

10:00

21:00

21:50

10:00

10:50

21:50

22:40

10:50

11:40

11:40

12:30

Horário

Início

Fim

Almoço

12:30

14:00

Sexta

19:00

19:50

14:00

14:50

19:50

20:40

14:50

15:40

Intervalo

20:40

21:00

15:40

16:30

21:00

21:50

21:50

22:40

Aulas Presenciais = 16 horas/semanais

 

Coordenação – Adilza Condessa Dode
Currículo Lattes
Engenheira Industrial Eletricista - PUC- MG
Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho- PUC- MG
Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos- UFMG
Doutora em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos- UFMG
Pós-Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos- UFMG

Atuação:
Engenheira de Segurança do Trabalho na Prefeitura Municipal  de Belo Horizonte, 20 anos
Professora das Engenharias do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, 14 anos
Diretora da MRE ENGENHARIA  - Medição de Radiações Eletromagnéticas LTDA, 8  anos

 Telefone: (31) 3244-7240 | E-mail: adilza.dode@izabelahendrix.metodista.br

INFORMAÇÕES


Duração: 12 meses
Carga Horária: 600 horas (240 horas presenciais e 70 horas EAD)
Dias e horários: sábados
Encontros: semanais
Local: Campus Praça da Liberdade, prédio 03
Número de parcelas: 12
Mensalidade - ingressantes 2019: R$ 879,00, para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 892,39.