Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Presencial / Engenharia de Segurança do Trabalho

Engenharia de Segurança do Trabalho

por luan.matias — publicado 17/12/2018 13h45, última modificação 23/03/2022 14h32

Apresentação

A Lei 7.410/85, no seu art. 1°, diz que: "O exercício da especialização em Engenheiro de Segurança do Trabalho será permitido, exclusivamente, ao Engenheiro ou Arquiteto portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, a ser ministrado no País, em nível de Pós-Graduação”.

O curso de Pós-Graduação lato sensu, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho se apresenta em um cenário atual promissor, devido às necessidades do mercado de trabalho, que busca profissionais especializados, com conhecimentos voltados para os riscos ocupacionais, higiene do trabalho, prevenção de acidentes, Programas de Prevenção dos Riscos Ambientais, Programa de Controle do Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho, Perícias Ambientais Ocupacionais e de Publico em Geral, bem como a elaboração do Perfil Profissiográfico  Previdenciário.

O Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix tem como principal meta formar Engenheiros de Segurança do Trabalho conhecedores da área de atuação, profissionais capazes de analisar, planejar, tomar decisões, avaliar projetos buscando a melhoria na qualidade dos processos industriais com foco na Segurança do Trabalho, Segurança Ambiental, e Higiene Ocupacional, através do reconhecendo, avaliação e controle de fatores e riscos originados nos postos de trabalho, conhecedores da legislação vigente na área de saúde ocupacional e segurança do trabalho, evitando, desta forma, passivos trabalhistas e passivos ambientais, proporcionando uma gestão mais efetiva e atuante nas empresas.


Objetivo geral

Especializar profissionais engenheiros, arquitetos e agrônomos a atuarem na área de engenharia de segurança do trabalho e higiene ocupacional, visando melhorias das condições ambientais, das condições de saúde, melhorias técnicas e organizacionais no ambiente de trabalho.

 

Objetivos específicos

  • Estimular no aluno a capacidade de discutir conceitos de segurança do trabalho e saúde na perspectiva das relações sociais de produção; abordar o impacto do processo da organização e condições de trabalho sobre a saúde; caracterizar os fenômenos de desgaste, doenças e sofrimento psíquico dos trabalhadores.
  • Qualificar os Pós Graduandos, para que sejam capazes de identificar e avaliar quantitativamente e qualitativamente, os riscos ocupacionais físicos, químicos,  biológicos e ergonômicos    presentes no ambiente ocupacional.
  • Apoiar a Capacitação técnica dos órgãos dos Serviços de Segurança e Medicina do Trabalho nos estabelecimentos públicos, privados e industriais, através da indicação de ações, métodos e tecnologias preventivas e corretivas, nas áreas de segurança do trabalho, higiene ocupacional, toxicologia industrial, saneamento e meio ambiente, ergonomia, e engenharia possibilitando a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.
  • Verificar in loco diversos ambientes ocupacionais, através de visitas técnicas monitoradas por profissionais da área de Engenharia de Segurança do Trabalho.
  • Sistematizar estudos, materiais, metodologias, informações e experiências, objetivando gerar conhecimentos para atuarem na área de Engenharia de Segurança do Trabalho.

 

Competências do egresso

  • Reconhecer os riscos profissionais capazes de ocasionar alterações na saúde do trabalhador ou afetar o seu conforto e eficiência;

  • Avaliar a magnitude desses riscos, através da experiência e treinamento, e com o auxílio de técnicas de avaliação quantitativa;

  • Prescrever medidas para eliminá-los ou reduzi-los a níveis aceitáveis.

  • Promover o aumento da qualidade de vida dos trabalhadores através de práticas de segurança, ergonomia, sanitárias e ambientais tendo como referência a saúde dos trabalhadores;

  • Conhecer e saber aplicar a legislação sobre Segurança e Medicina do Trabalho para agir criticamente frente aos problemas e pendências judiciais;

  • Analisar as condições de vulnerabilidade das instalações e equipamentos industriais, propondo medidas de proteção;

  • Atuar, na área da Higiene e Segurança Ocupacional, nas empresas de grande, médio e pequeno porte, empresas públicas, privadas e órgãos governamentais;

  • Implantar políticas e programas voltados para a saúde, segurança e meio ambiente através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho;

  • Identificar áreas de riscos e projetar equipamentos coletivos e individuais de segurança;

  • Elaborar projetos na área de proteção contra incêndios, e planos de emergência e catástrofe;

  • Conscientizar os trabalhadores quanto à manipulação, ao armazenamento, ao transporte de substâncias e aos produtos tóxicos;

  • Vistoriar, realizar perícias, emitir pareceres, laudos técnicos, indicando medidas de controle a agentes agressivos á saúde humana, oriundos dos riscos químicos, físicos, biológicos, caracterizando as atividades, operações e ambientes insalubres e perigosos.

  • Desenvolver técnicas de controle e gerenciamento dos riscos na área de higiene do trabalho;

  • Realizar Avaliação Ergonômica nos Postos de Trabalho, eliminando as condições antiergonômicas presentes no ambiente ocupacional, proporcionando o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente aos trabalhadores.

  • Analisar os métodos e processos produtivos do trabalho, elaborando medidas corretivas e de proteção no ambiente ocupacional, evitando desta forma as doenças ocupacionais;

  • Investir em pesquisas científicas no ambiente do trabalho, evitando desta forma, as doenças profissionais originadas dos processos industriais.


Mercado de trabalho

Atuar na área da Higiene e Segurança Ocupacional, nas empresas de grande, médio e pequeno porte, empresas públicas, privadas e órgãos governamentais, como por exemplo:

Atuação em empresas de Mineração, Hidrelétricas, Usinas Eólicas, Metalúrgicas, Siderúrgicas, Farmacêuticas, Hospitais, Supermercados, Prefeituras, Universidades.


1º Semestre:

Disciplinas Carga Horária
Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho 20h
Higiene do Trabalho I - Riscos Químicos  20h
Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho  30h
Legislações e Normas Técnicas  20h
Proteção do Meio Ambiente - EAD 30h
O Ambiente e as doenças do trabalho - I  20h
Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações na Construção Civil  20h
Proteção Contra Incêndio e Explosão - I 20h
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - EAD 20h
Gerência de Riscos   30h
Psicologia Aplicada na Engenharia de Segurança do Trabalho        20h
Ergonomia  I          20h
Gestão Integrada em Saúde, Segurança e Meio Ambiente 30h
 Total:          300h

2º Semestre:

Disciplinas Carga Horária
Auditoria Ambiental e Perícia Técnica 20h
Ergonomia II 20h
Higiene do Trabalho II - Riscos Físicos 30h
O Ambiente e as doenças do trabalho - II - EAD  20h
Prevenção e Controle de Riscos - Caldeiras e Vasos sob Pressão  20h
Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações Elétricas 30h
Proteção Contra Incêndio e Explosão - II 30h
Toxicologia Industrial          30h
Psicologia Aplicada na Engenharia de Segurança do Trabalho, 20h
Higiene do Trabalho III - Riscos Biológicos          30h
Higiene do Trabalho IV - Ventilação          20h
Gestão Integrada em Saúde, Segurança e Meio Ambiente - EAD 30h
 Total:  300h


Atuação:
Engenheira de Segurança do Trabalho na Prefeitura Municipal  de Belo Horizonte, 20 anos
Professora das Engenharias do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, 14 anos
Diretora da MRE ENGENHARIA  - Medição de Radiações Eletromagnéticas LTDA, 8  anos

 Telefone: (31) 3244-7240

INFORMAÇÕES


Duração: 12 meses
Carga Horária: 600 horas (530 horas presenciais e 70 horas EAD)
Dias e horários: Quarta-feira, das 19h às 22h, quinta-feira, das 19h às 22h, sexta-feira das 19h às 22h e sábado das 08h às 12h
Encontros: semanais
Local: Campus Praça da Liberdade, prédio 03
Número de parcelas fixas: 18
Mensalidade - ingressantes 2021: R$ 759,00, para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 770,56.

Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso. 

Documentação exigida para efetivação de pré-matrícula

- Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
- Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
- CPF (01 cópia);
- RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
- Curriculum Vitae (01 cópia);
- Comprovante de endereço (01 cópia);
- 01 Foto 3x4;
- Formulário de Pré-matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado

Importante: por conta da contenção do novo coronavírus, nossas unidades estão fechadas. Envie os documentos obrigatórios para o e-mail: cac.imih@izabelahendrix.metodista.br e faça sua matrícula.


Local de entrega: 
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix 
Central de Atendimento ao Calouro

Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábados, das 9h às 15h.

Rua da Bahia, 2020 - Lourdes - CEP: 30160-012 – Belo Horizonte – MG – A/C.