Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Presencial / Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

 botao.jpg


Projetos de lei aguardando aprovação e flexibilizações de leis já existentes têm gerado preocupação entre biólogos e ambientalistas, pois colocam em risco a conservação de nossos recursos naturais em longo prazo. Consequentemente, torna-se necessário o aumento na formação de profissionais especializados em gestão e análise ambientais, visando a produção de projetos e relatórios de melhor qualidade. Um exemplo, são os estudos de impacto ambiental, que quando realizado por profissionais capacitados, podem sugerir adequações ou mesmo impedir empreendimentos que não atendam às leis previstas na política nacional do meio ambiente. Neste curso serão ofertados desde conteúdos básicos até práticas avançadas para atuar na gestão ambiental de setores públicos e privados.
 

Objetivos do curso

O curso visa a formação de profissionais aptos a atuar nas áreas de gestão e análise ambiental, por meio da interdisciplinaridade de conteúdos de formação básica e específica da área do meio ambiente e correlatas.
 

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho do gestor ambiental é amplo, podendo atuar em órgãos públicos, empresas privadas, ONGs, ou até mesmo no setor industrial e de cooperativas. Em órgãos públicos, o gestor pode elaborar, implementar e fiscalizar políticas públicas ambientais, além de atuar na recuperação e monitoramento de áreas degradadas que foram suprimidas por algum empreendimento. Em empresas privadas, pode atuar na elaboração de certificações de acordo com as normas criadas pela Organização Internacional de Normalização, do inglês“International Organization for Standardization” (ISO), que estabelecem as diretrizes para a gestão ambiental em empresas, além de trabalhar em programas de educação ambiental. O gestor ambiental pode atuar no setor de planejamento em indústrias e cooperativas, elaborando relatórios de avaliação do impacto ambiental, desenvolvendo projetos não poluentes e definindo planos para a empresa (ou cooperativa) implementar práticas sustentáveis. Além disso, tanto no setor público, quanto no setor privado, pode atuar como consultor ambiental.


Público alvo

Este curso é voltado para profissionais formados em cursos na área ambiental (Ciências Biológicas, Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental e cursos afins), preocupados com a sustentabilidade e que desejam atuar na área ambiental como gestores ambientais em organizações privadas, públicas, ou em consultorias.


Requisitos
Possuir graduação em Ciências Biológicas, Ecologia, Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental, ou Engenharia Florestal.


Coordenação – Ligiane Martins Moras
Possui Bacharelado em Ciências Biológicas, Mestrado em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras e Doutorado em Zoologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduiche no Smithsonian Institution em Washington D.C. Na área de Zoologia, atua principalmente no estudo da diversidade (sistemática, taxonomia e inventariamento faunístico) de morcegos e na área de Ecologia possui experiência em estudos de comunidades de morcegos. Líder do grupo de pesquisa Biodiversidade e Conservação de Ecossistemas Tropicais do DGP-CNPq. Atualmente é professora do Centro Universitário Izabela Hendrix, onde ministra as disciplinas Zoologia de Vertebrados, Taxonomia e Sistemática, e Paleontologia para o curso de Ciências Biológicas.  

Telefone: (31) 3244-7240 | E-mail: ligiane.moras@izabelahendrix.metodista.br

INFORMAÇÕES


Duração: 18 meses
Carga Horária: 360 h
Dias e horários: sábados (9h às 16h)
Encontros: semanais
Local: Campus Praça da Liberdade, prédio 03
Número de parcelas: 18
Mensalidade - ingressantes 2019: R$ 589,00, para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 597,97