Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Presencial / Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

por luan.matias — publicado 17/12/2018 13h46, última modificação 23/03/2022 14h34

Apresentação

Projetos de lei aguardando aprovação e flexibilizações de leis já existentes têm gerado preocupação entre biólogos e ambientalistas, pois colocam em risco a conservação de nossos recursos naturais em longo prazo. Consequentemente, torna-se necessário o aumento na formação de profissionais especializados em gestão e análise ambientais, visando a produção de projetos e relatórios de melhor qualidade. Um exemplo, são os estudos de impacto ambiental, que quando realizado por profissionais capacitados, podem sugerir adequações ou mesmo impedir empreendimentos que não atendam às leis previstas na política nacional do meio ambiente. Neste curso serão ofertados desde conteúdos básicos até práticas avançadas para atuar na gestão ambiental de setores públicos e privados.

 

Objetivos do curso

O curso visa a formação de profissionais aptos a atuar nas áreas de gestão e análise ambiental, por meio da interdisciplinaridade de conteúdos de formação básica e específica da área do meio ambiente e correlatas.
 

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho do gestor ambiental é amplo, podendo atuar em órgãos públicos, empresas privadas, ONGs, ou até mesmo no setor industrial e de cooperativas. Em órgãos públicos, o gestor pode elaborar, implementar e fiscalizar políticas públicas ambientais, além de atuar na recuperação e monitoramento de áreas degradadas que foram suprimidas por algum empreendimento. Em empresas privadas, pode atuar na elaboração de certificações de acordo com as normas criadas pela Organização Internacional de Normalização, do inglês“International Organization for Standardization” (ISO), que estabelecem as diretrizes para a gestão ambiental em empresas, além de trabalhar em programas de educação ambiental. O gestor ambiental pode atuar no setor de planejamento em indústrias e cooperativas, elaborando relatórios de avaliação do impacto ambiental, desenvolvendo projetos não poluentes e definindo planos para a empresa (ou cooperativa) implementar práticas sustentáveis. Além disso, tanto no setor público, quanto no setor privado, pode atuar como consultor ambiental.


Público alvo

Este curso é voltado para profissionais formados em cursos na área ambiental (Ciências Biológicas, Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental e cursos afins), preocupados com a sustentabilidade e que desejam atuar na área ambiental como gestores ambientais em organizações privadas, públicas, ou em consultorias.


Requisitos
Possuir graduação em Ciências Biológicas, Ecologia, Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental, ou Engenharia Florestal.

Matriz Curricular:

1º semestre:

Disciplinas Carga Horária
Química ambiental aplicada 30h
Legislação ambiental 30h
Sistemas de gestão ambiental 30h
Gestão de unidades de conservação 30h
Controle e monitoramento da qualidade ambiental 30h
Sistema de Informações Geográficas (SIG) aplicado a estudos ambientais 30h
 Total:   180h

2º semestre

Disciplinas Carga Horária
Metodologias de levantamentos da fauna de invertebrados 30h
Metodologias de levantamentos da fauna de vertebrados 30h
Metodologias de levantamentos da flora 30h
Análise de dados para estudos ambientais 30h
Avaliação de impacto ambiental (AIA) I 30h
Avaliação de impacto ambiental (AIA) II 30h
 Total:   180h


Coordenação – Ligiane Martins Moras
Possui Bacharelado em Ciências Biológicas, Mestrado em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras e Doutorado em Zoologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduiche no Smithsonian Institution em Washington D.C. Na área de Zoologia, atua principalmente no estudo da diversidade (sistemática, taxonomia e inventariamento faunístico) de morcegos e na área de Ecologia possui experiência em estudos de comunidades de morcegos. Líder do grupo de pesquisa Biodiversidade e Conservação de Ecossistemas Tropicais do DGP-CNPq. Atualmente é professora do Centro Universitário Izabela Hendrix, onde ministra as disciplinas Zoologia de Vertebrados, Taxonomia e Sistemática, e Paleontologia para o curso de Ciências Biológicas.  

Telefone: (31) 3244-7240 | E-mail: ligiane.moras@izabelahendrix.metodista.br

INFORMAÇÕES


Duração: 12 meses
Carga Horária: 360 h
Dias e horários: Sextas-feiras, das 19h às 22h e sábados das 08h às 18h.
Encontros: semanais
Local: Campus Praça da Liberdade, prédio 03
Número de parcelas fixas: 18
Mensalidade - ingressantes 2021: R$ 519,00, para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 526,90

Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso. 

 

Documentação exigida para efetivação de pré-matrícula

- Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
- Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
- CPF (01 cópia);
- RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
- Curriculum Vitae (01 cópia);
- Comprovante de endereço (01 cópia);
- 01 Foto 3x4;
- Formulário de Pré-matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado 

Importante: por conta da contenção do novo coronavírus, nossas unidades estão fechadas. Envie os documentos obrigatórios para o e-mail: cac.imih@izabelahendrix.metodista.br e faça sua matrícula.



Local de entrega: 
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix 
Central de Atendimento ao Calouro

Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábados, das 9h às 15h

Rua da Bahia, 2020 - Lourdes - CEP: 30160-012 – Belo Horizonte – MG – A/C.