Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Presencial / Gestão da Qualidade na Indústria 4.0

Gestão da Qualidade na Indústria 4.0

 botao.jpg


As diversas revoluções ocorridas na história da humanidade sempre acarretam significativo impacto no desenvolvimento da sociedade. No século passado destacam-se a 1a Revolução Industrial impactada pelo surgimento da máquina à vapor e energia disponível para produção de bens em geral, evolui-se para a 2a Revolução Industrial com a concepção da produção em massa liderada por Henry Ford. Após a Segunda Guerra Mundial veio a 3a Revolução Industrial com o desenvolvimento da eletrônica e telecomunicações popularizando o uso dos computadores. 

Atualmente, a 4a Revolução Industrial, nos impacta com a automação e a digitalização despertando um novo mundo amplamente conectado e compartilhado. Desse modo, a sociedade está experimentando uma transformação abrangente, veloz e impactante na forma de produção, gestão e normatização dessa nova economia que está emergindo. Aplicativos colaborativos, manufatura inteligente, internet das coisas, realidade aumentada, big data, entre outros, são tecnologias e conceitos que estão mudando a maneira como as empresas produzem, comercializam e, em especial, definem o perfil de seus especialistas para que seja possível enfrentar essa revolução e alcançar a perenidade do negócio. 

Desse modo, desvenda os novos conceitos ligados à 4a Revolução Industrial – chamada também de Tecnologias 4.0 – torna-se essencial para que os profissionais sejam capazes de mitigar riscos e acelerar o desenvolvimento local, nacional e internacional. Novas demandas surgem, exigindo a constituição de novas empresas e formação de profissionais aptos para esses novos tempos 4.0.


Objetivos

A 4a Revolução Industrial caracteriza-se pela integração de tecnologias, orientadas para o aumento da informação em todo o ciclo de vida dos produtos e serviços possibilitando um significativo aumento da eficiência de processos de manufatura.

No Brasil, a mudança já está em curso, assim, em breve, sistemas produtivos caracterizados pelas tecnologias da Indústria 4.0 necessitarão de profissionais, não mais com atribuições e conhecimentos específicos em uma função, mas com capacidade de associação entre requisitos de diferentes etapas do processo produtivo.

Por isso, é preciso compreender as diferenças entre as novas abordagens tecnológicas e suas complementariedades, habituar-se à aprendizagem multidisciplinar e contínua, para auxiliar as indústrias nacionais nas tomadas de decisões relacionadas às implementações de tecnologias da Indústria 4.0.

O curso tem como objetivo formar um profissional completo em termos de competências e habilidades na aplicação de metodologias de manufatura enxuta, ferramentas e técnicas para a correta Gestão da Qualidade no ambiente na Industria 4.0, sintonizado com as intensas mudanças de um mercado volátil e cada vez mais compartilhado e se beneficiando de conceitos tais como Fabricação Inteligente, Automação, Digitalização, Inovação e Empreendedorismo, Produção Enxuta e Sustentabilidade.

 

Perfil do egresso

O Especialista em Gestão da Qualidade na Indústria 4.0 é um profissional que estará apto criar novos processos que possam facilitar a vida das pessoas no dia a dia, reduzindo custos, minimizando riscos, incrementando a qualidade e, essencialmente, disponibilizando acesso a produtos e serviços mais eficazes e com preços competitivos. Isto é, o participante poderá melhorar resultados, com conforto e segurança para clientes e consumidores por intermédio de soluções ágeis e disruptivas.

A Pós-graduação proporciona a atualização do conhecimento e a expansão da fronteira das atitudes dos estudantes acarretando, consequentemente, melhoria na performance dos participantes e, por conseguinte, melhoria da empregabilidade.Ademais, especialistas mais bem capacitados em Tecnologias 4.0 influenciam na produtividade da empresa, aumentando a competitividade e estimulando novas soluções com menor impacto ambiental e social. Atingindo a almejada perenidade organizacional e profissional.


Público alvo

Profissionais de nível superior com graduação em Administração, Engenharias, Tecnologia, Arquitetura, Físicos, Químicos e áreas afins.
Profissionais de diversas áreas que necessitam implantar ou que utilizam práticas de qualidade. Gerentes, gestores, supervisores e líderes de organizações diversas, profissionais da área da Qualidade, professores e egressos de outras instituições e todos que desejam conhecer importantes ferramentas para melhorar a produtividade, a qualidade dos processos e dos produtos e para reduzir desperdícios e custos.
Professores, estudantes das áreas técnicas e de gestão, bem como profissionais que buscam aprimoramento técnico.


Requisitos
Diploma de nível superior ( Bacharelado ou Tecnólogo) e Técnicos com graduação em Engenharias, Tecnologia, Administração, Arquitetura, Física, Química e áreas afins.

 

Matriz curricular:  

  • Lean Manufacturing (Produção Enxuta) na industria 4.0
  • Princípios Gerenciais do Controle e Automação
  • Dez Etapas para a Produção Lean na industria 4.0
  • Gestão Estratégica para a Qualidade e Produtividade através da Abordagem por Processos
  • Sistemas para Gestão da Qualidade
  • Integração dos sistemas de Gestão e Auditoria da Qualidade
  • Estatística
  • Controle Estatístico de Processos
  • Ferramentas para Controle e Melhoria da Qualidade Six Sigma
  • Mapeamento do Fluxo de Valor
  • Gestão do Conhecimento
  • Inovação e Melhoria Contínua
  • Liderança e Gestão com Pessoas
  • Fundamentos Gestão Financeira e de Custos da Qualidade - Decisões de Investimento
  • Sistemas para Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho e do Impacto Ambiental
  • Seminário Final para apresentação  de monografias

 

Coordenação – Luiz Bandeira de Mello Braga
Professor universitário, possui sólida experiência na área industrial adquirida em organizações multinacionais e nacionais nos setores: eletroeletrônico, microeletrônica, telecomunicações, autopeças, farmacêutico e de prestação de serviços, ocupando posições gerenciais, coordenações técnicas e liderando equipes nas áreas de Engenharia de Produção, Engenharia de Processos, Desenvolvimento de Produtos, Engenharia de Manutenção, Gestão da Qualidade, Projeto e Implantação de Instalações Industriais, Gestão de Projetos, Logística. Experiência na formação, gerenciamento e desenvolvimento de equipes multidisciplinares com diversos níveis de escolaridade. Destacada experiência na implantação de Programas de Gestão da Qualidade e Ambiental. Vivência internacional participando de programas para transferência de tecnologia e de treinamentos realizados nos Estados Unidos da América, Japão, Alemanha, Holanda, França, Espanha e Itália.
Currículo Lattes

 Telefone: (31) 3244-7240 | E-mail: luiz.braga@izabelahendrix.metodista.br

INFORMAÇÕES


Duração: 18 meses
Carga Horária:
 360 horas (240 horas presenciais e 70 horas EAD)
Dias e horários: sextas-feiras (19h às 22h30) e sábados (9h às 12h40)
Encontros: semanais
Local: Campus Praça da Liberdade, prédio 03
Número de parcelas: 18
Mensalidade - ingressantes 2019: R$ 649,00, para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 658,88.

Documentação exigida para efetivação de pré-matrícula

- Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
- Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
- CPF (01 cópia);
- RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
- Curriculum Vitae (01 cópia);
- Comprovante de endereço (01 cópia);
- 01 Foto 3x4;
- Formulário de Pré-matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado (anexo);

Local de entrega: 
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix 
Central de Atendimento ao Calouro
Rua da Bahia, 2020 - Lourdes - CEP: 30160-012 – Belo Horizonte – MG – A/C.