Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Presencial / Gestão da Qualidade na Indústria 4.0

Gestão da Qualidade na Indústria 4.0

por luan.matias — publicado 17/12/2018 13h46, última modificação 23/03/2022 14h35

Apresentação

As diversas revoluções ocorridas na história da humanidade sempre acarretam significativo impacto no desenvolvimento da sociedade. No século passado destacam-se a 1a Revolução Industrial impactada pelo surgimento da máquina à vapor e energia disponível para produção de bens em geral, evolui-se para a 2a Revolução Industrial com a concepção da produção em massa liderada por Henry Ford. Após a Segunda Guerra Mundial veio a 3a Revolução Industrial com o desenvolvimento da eletrônica e telecomunicações popularizando o uso dos computadores. 

Atualmente, a 4a Revolução Industrial, nos impacta com a automação e a digitalização despertando um novo mundo amplamente conectado e compartilhado. Desse modo, a sociedade está experimentando uma transformação abrangente, veloz e impactante na forma de produção, gestão e normatização dessa nova economia que está emergindo. Aplicativos colaborativos, manufatura inteligente, internet das coisas, realidade aumentada, big data, entre outros, são tecnologias e conceitos que estão mudando a maneira como as empresas produzem, comercializam e, em especial, definem o perfil de seus especialistas para que seja possível enfrentar essa revolução e alcançar a perenidade do negócio. 

Desse modo, desvenda os novos conceitos ligados à 4a Revolução Industrial – chamada também de Tecnologias 4.0 – torna-se essencial para que os profissionais sejam capazes de mitigar riscos e acelerar o desenvolvimento local, nacional e internacional. Novas demandas surgem, exigindo a constituição de novas empresas e formação de profissionais aptos para esses novos tempos 4.0.


Objetivos

A 4a Revolução Industrial caracteriza-se pela integração de tecnologias, orientadas para o aumento da informação em todo o ciclo de vida dos produtos e serviços possibilitando um significativo aumento da eficiência de processos de manufatura.

No Brasil, a mudança já está em curso, assim, em breve, sistemas produtivos caracterizados pelas tecnologias da Indústria 4.0 necessitarão de profissionais, não mais com atribuições e conhecimentos específicos em uma função, mas com capacidade de associação entre requisitos de diferentes etapas do processo produtivo.

Por isso, é preciso compreender as diferenças entre as novas abordagens tecnológicas e suas complementariedades, habituar-se à aprendizagem multidisciplinar e contínua, para auxiliar as indústrias nacionais nas tomadas de decisões relacionadas às implementações de tecnologias da Indústria 4.0.

O curso tem como objetivo formar um profissional completo em termos de competências e habilidades na aplicação de metodologias de manufatura enxuta, ferramentas e técnicas para a correta Gestão da Qualidade no ambiente na Industria 4.0, sintonizado com as intensas mudanças de um mercado volátil e cada vez mais compartilhado e se beneficiando de conceitos tais como Fabricação Inteligente, Automação, Digitalização, Inovação e Empreendedorismo, Produção Enxuta e Sustentabilidade.

 

Perfil do egresso

O Especialista em Gestão da Qualidade na Indústria 4.0 é um profissional que estará apto criar novos processos que possam facilitar a vida das pessoas no dia a dia, reduzindo custos, minimizando riscos, incrementando a qualidade e, essencialmente, disponibilizando acesso a produtos e serviços mais eficazes e com preços competitivos. Isto é, o participante poderá melhorar resultados, com conforto e segurança para clientes e consumidores por intermédio de soluções ágeis e disruptivas.

A Pós-graduação proporciona a atualização do conhecimento e a expansão da fronteira das atitudes dos estudantes acarretando, consequentemente, melhoria na performance dos participantes e, por conseguinte, melhoria da empregabilidade.Ademais, especialistas mais bem capacitados em Tecnologias 4.0 influenciam na produtividade da empresa, aumentando a competitividade e estimulando novas soluções com menor impacto ambiental e social. Atingindo a almejada perenidade organizacional e profissional.


Público alvo

Profissionais de nível superior com graduação em Administração, Engenharias, Tecnologia, Arquitetura, Físicos, Químicos e áreas afins.
Profissionais de diversas áreas que necessitam implantar ou que utilizam práticas de qualidade. Gerentes, gestores, supervisores e líderes de organizações diversas, profissionais da área da Qualidade, professores e egressos de outras instituições e todos que desejam conhecer importantes ferramentas para melhorar a produtividade, a qualidade dos processos e dos produtos e para reduzir desperdícios e custos.
Professores, estudantes das áreas técnicas e de gestão, bem como profissionais que buscam aprimoramento técnico.


Requisitos
Diploma de nível superior ( Bacharelado ou Tecnólogo) e Técnicos com graduação em Engenharias, Tecnologia, Administração, Arquitetura, Física, Química e áreas afins.

 

1º Semestre:

Disciplinas Carga Horária
Fundamentos Gestão Financeira e de Custos da Qualidade 20h
Sistemas para Gestão da Qualidade  20h
Gestão do Conhecimento  20h
Liderança e Gestão com Pessoas  20h
Inovação e Melhoria Contínua 20h
Gestão Estratégica para a Qualidade e Produtividade 20h
 Ferramentas para Controle e Melhoria da Qualidade Six Sigma  30h
Sistemas para Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho e do Impacto Ambiental  30h
 Total:   180h

 2º Semestre: 

Disciplinas Carga Horária
Estatística  20
Controle Estatístico de Processos 20
Análise de dados para estudos ambientais 20
Mapeamento do Fluxo de Valor  20
Lean Manufacturing (Produção Enxuta) na industria 4.0 20
Dez Etapas para a Produção Lean na industria 4.0 20
Principios Gerenciais do Controle e Automação  30
Integração dos sistemas de Gestão  e Auditoria da Qualidade 30
 Total:   180h

Coordenação – Luiz Bandeira de Mello Braga
Professor universitário, possui sólida experiência na área industrial adquirida em organizações multinacionais e nacionais nos setores: eletroeletrônico, microeletrônica, telecomunicações, autopeças, farmacêutico e de prestação de serviços, ocupando posições gerenciais, coordenações técnicas e liderando equipes nas áreas de Engenharia de Produção, Engenharia de Processos, Desenvolvimento de Produtos, Engenharia de Manutenção, Gestão da Qualidade, Projeto e Implantação de Instalações Industriais, Gestão de Projetos, Logística. Experiência na formação, gerenciamento e desenvolvimento de equipes multidisciplinares com diversos níveis de escolaridade. Destacada experiência na implantação de Programas de Gestão da Qualidade e Ambiental. Vivência internacional participando de programas para transferência de tecnologia e de treinamentos realizados nos Estados Unidos da América, Japão, Alemanha, Holanda, França, Espanha e Itália.
Currículo Lattes

 Telefone: (31) 3244-7240 | E-mail: luiz.braga@izabelahendrix.metodista.br

INFORMAÇÕES


Duração: 12 meses
Carga Horária:
 360 horas (240 horas presenciais e 70 horas EAD)
Dias e horários: Sextas-feiras das 19h às 22h e sábados das 08h às 12h
Encontros: semanais
Local: Campus Praça da Liberdade, prédio 03
Número de parcelas fixas: 18
Mensalidade - ingressantes 2021: R$ 659,00, para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 669,04. 

Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso. 

Documentação exigida para efetivação de pré-matrícula

- Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
- Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
- CPF (01 cópia);
- RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
- Curriculum Vitae (01 cópia);
- Comprovante de endereço (01 cópia);
- 01 Foto 3x4;
- Formulário de Pré-matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado 

 

Importante: por conta da contenção do novo coronavírus, nossas unidades estão fechadas. Envie os documentos obrigatórios para o e-mail: cac.imih@izabelahendrix.metodista.br e faça sua matrícula.



Local de entrega: 
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix 

Central de Atendimento ao Calouro / Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábados, das 9h às 15h

Rua da Bahia, 2020 - Lourdes - CEP: 30160-012 – Belo Horizonte – MG – A/C