Você está aqui: Página Inicial / ARI / Convênios e Parcerias

Convênios e Parcerias

por luan.matias — publicado 22/08/2017 11h50, última modificação 26/11/2021 12h44

Sempre conectado aos novos tempos, o Centro Universitário Izabela Hendrix aposta cada vez mais na internacionalização do conhecimento como política institucional. Para colocar suas diretrizes em prática, a instituição conta com diversos formatos de programas, intercâmbios, cursos, estágios e outras ações que propiciam aos alunos uma formação acadêmica e multicultural para além das fronteiras do Brasil.

Ciente da importância de levar a excelência do ensino que oferece e absorver as melhores práticas pedagógicas em nível global, o Izabela Hendrix promove iniciativas para identificar tendências, conexões, oportunidades e nichos de mercado, além de desenvolver relacionamentos de interesse da instituição com ações que a mantenham em processo constante de renovação.

O direcionamento do Izabela Hendrix em busca de um viés cosmopolita do ensino se baseia em uma série de vantagens e diferenciais que influenciam a formação de professores e alunos que têm a oportunidade de uma vivência no exterior. As experiências internacionais acrescentam diversas habilidades aos estudantes: nova língua e cultura, competências acadêmicas de outro país, troca de experiências, atualização do conhecimento, adaptabilidade, criatividade, entre outros benefícios.

 

Universidad Mayor – Santiago – Chile

O Izabela possui parceria com a Universidad Mayor, em Santiago de Chile, para o Programa Intensivo de espanhol como língua estrangeira e também mobilidade docente e discente. Atualmente há um aluno do curso de Engenharia Civil estudando um semestre acadêmico na Universidad Mayor. Santiago é uma das mais modernas e desenvolvidas metrópoles da América Latina, com importantes índices de desenvolvimento social e econômico.

 

Zuyd University of Aplied Sciences – Maastritich - Holanda

A Universidade Zuyd de Ciências Aplicadas é uma sólida instituição de ensino na Holanda, com forte atuação em ecossistemas de tecnologia em diversos setores como saúde, agronegócios e tecnologia de ponta. A Universidade possui campi em Heerlen, Sittard e Maastricht no sudeste da Holanda. O foco principal da Universidade Zuyd é nos programas de bacharelado, 52 no total, a maioria deles em holandês. Existem atualmente oito programas de mestrado. A parceria prevê a realização de seminários internacionais de marketing no Izabela Hendrix, grupos de pesquisa em Management Games e mobilidade docente e discente, além de missões de estudo recíprocas entre o Brasil e a Holanda.

 

Newcastle College - Inglaterra

A Newcastle College é uma instituição de educação superior que conta com mais de 20 mil estudantes e está localizada em uma região que proporciona fácil acesso a outras localidades europeias. A cidade conta com uma vasta variedade de comércios e um dos maiores shoppings centers da Europa, o Eldon Square. Newcastle está localizado no nordeste da Inglaterra, região com enorme riqueza turística e histórica impressionante, além de estar situada próximo a um porto e uma rica indústria naval que data da Revolução Industrial.

 

Universidad Madero – México

A Universidade Madero de Puebla é uma instituição de ensino superior localizada em San Andrés Cholula, a 120 km da Cidade do México. Possui 29 cursos de graduação e 10 programas de pós-graduação, num total de 39 programas acadêmicos em seus dois campi, tanto no local e on-line, bem como cursos de escola, em forma de workshops e graduados coordenados pela Educação Continuada. O Campus Puebla está localizado perto de uma das regiões turísticas mais importantes do estado, a Zona Arqueológica de Cholula.

 

Universidade Evora – Portugal

A Universidade de Évora foi fundada em 1559 pelo Cardeal D. Henrique, Arcebispo de Évora, mais tarde Rei de Portugal. Foi a segunda universidade a ser fundada em Portugal depois de Coimbra. Possui mais de 10 mil alunos em programas de graduação, mestrado e doutorado. Évora é uma cidade portuguesa na região do Alentejo com 50 mil habitantes. O seu centro histórico bem-preservado é um dos mais ricos em monumentos de Portugal, o que lhe vale o epíteto de Cidade-Museu. Em 1986, o centro histórico da cidade foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

 

Ayoma Gakuin University - Japão

A Aoyama Gakuin University é uma universidade particular em Shibuya, Tóquio, Japão. Foi originalmente criada em 1874 por missionários da Igreja Metodista Episcopal e foi então reconfigurada em seu estado atual em 1949 para formar Aoyama Gakuin. É uma das mais antigas instituições de ensino superior do Japão. A Universidade Aoyama Gakuin tem como objetivo educar os alunos com um forte senso de responsabilidade social e moralidade, a fim de contribuir para a sociedade de acordo com sua política educacional baseada na fé cristã.

Possui cerca de 20 mil alunos, distribuídos em programas de graduação e pós-graduação abrangem literatura, direito, economia, negócios, política internacional, comunicação, ciência, engenharia e estudos culturais, bem como programas de pós-graduação em áreas especializadas, como gestão internacional, direito e contabilidade profissional. O campus de Aoyama está localizado na parte leste de Shibuya, perto da ala Minato, um dos mais sofisticados dos 23 distritos de Tóquio.

 

Programa de Mobilidade Internacional Acadêmica

O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, por meio de suas parcerias com importantes instituições internacionais, oferece semestralmente possibilidades de semestre acadêmico para alunos estudarem no exterior.

O intercâmbio acadêmico oferece vagas gratuitas (os alunos respondem somente pelos custos de alimentação e estadia) em universidades conveniadas. Atualmente, são seis universidades (Chile, México, Portugal, Inglaterra, Holanda e Japão) com as quais os estudantes acessam, por meio de edital, a possibilidade de cursar um semestre no exterior e aprimorar sua bagagem cultura e domínio da língua. Os estudantes do Izabela Hendrix poderão se inscrever em quaisquer dos cursos oferecidos pelas universidades conveniadas.

Para ingressar nas universidades conveniadas, é necessária a comprovação de conhecimento do nível intermediário da língua (Espanhol ou Inglês). O processo seletivo ocorrerá em duas etapas, a primeira é realizada no Izabela Hendrix por comissão nomeada pelos cursos participantes do Edital, com representação da Assessoria de Relações Internacionais, e a segunda realizada pelas universidades estrangeiras que acolherão o estudante. A divulgação dos resultados acontecerá por meio de contato da Assessoria de Relações Internacionais com o candidato.

 

Missões de Estudo

Com vistas a estimular debates sobre convergências e divergências nos processos sociais, históricos, políticos e econômicos, bem como os conflitos e possibilidades culturais que desenham os territórios físicos e conceituais das metrópoles no Exterior que a Assessoria de Relações Internacionais do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix propõe anualmente missões internacionais de estudos em diferentes cidades no mundo.

As missões de estudo têm como foco oferecer aos alunos a oportunidade de estudar um curto, porém proveitoso período no exterior – entre 10 a 20 dias, tendo a convivência com a língua e o modus operandi da educação ou atuação profissional no exterior. Essa aproximação traz benefícios não apenas aos alunos, que passam a ter contato com práticas educacionais ou profissionais em países de primeiro mundo ou mesmo em desenvolvimento, mas que configurem importantes formas de atualização, mas também aos docentes, que passam a ter contato com práticas inovadoras de docência e de mercado. 

 

Visiting Professor

A partir de convênios e parcerias, bem como aproximações pontuais, o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix traz ao Brasil professores com reconhecida expertise e experiência internacional para palestrar para alunos e profissionais.

O objetivo é atualizar a comunidade acadêmica, discente e docente, de práticas pedagógicas, conteúdos acadêmicos e questões profissionais que circundam o universo dos países desenvolvidos, de forma a conectar alunos e professores com o que há de mais moderno, bem como trazer questões e desafios que estão sendo pensados em outros países.

O programa prevê a realização de um evento (seminário ou congresso) anual, com possibilidade de um palestrante ligado a uma instituição de ensino no exterior, cuja atuação docente e profissional esteja ligada à parte dos cursos de graduação do Izabela Hendrix.