Você está aqui: Página Inicial / ARI / Notícias / Inscrições abertas para curso de curta duração em Portugal

Inscrições abertas para curso de curta duração em Portugal

Já estão abertas as inscrições para o programa de intercâmbio de curta duração no Instituto Politécnico da Guarda, em Portugal, referente a 2019. O foco são estudantes dos cursos de Gestão nas modalidades presencial e EAD. São 16 vagas disponíveis para alunos e a viagem está programada para a primeira quinzena de outubro. As inscrições podem ser feitas na Assessoria de Relações Internacionais, sala 1320, com Alisson Henrique. Professores da Rede Metodista de Educação acompanharão a viagem.

A ideia central do intercâmbio é o compartilhamento de experiências entre estudantes brasileiros e portugueses e de um minicurso de Gestão. Os seminários serão oferecidos por professores brasileiros e portugueses e abordarão questões estratégicas dos dois mercados, as competências requeridas para o desempenho organizacional influenciadas por cenários culturais, histórico-geográfico, político-econômico e educacionais distintos.

Os estudantes deverão realizar trabalho acadêmico escrevendo artigo científico ou outra tarefa sob orientação dos professores, relatando a experiência internacional e o que aprenderam durante o curso. Os melhores trabalhos poderão ser submetidos a publicação em revistas científicas e os alunos brasileiros receberão créditos curriculares.

O curso está estruturado em seções de natureza teórica (seminários/workshops) e visitas a empresas relacionadas com o tema da Gestão. A programação está sendo definida.

Quatro escolas superiores

O Instituto Politécnico da Guarda é uma instituição de ensino superior orientada para formação de alunos, atividades de pesquisa, prestação de serviços à comunidade e intercâmbio cultural, científico e técnico com outras instituições nacionais e estrangeiras. A parceria com a Universidade Metodista de São Paulo foi feita em 2012.

O Politécnico de Guarda foi criado em 1980, mas iniciou atividades letivas em 1986. No ano seguinte, foi a vez da Escola Superior de Tecnologia e Gestão abrir as portas. Em 1988, foi integrada a Escola Superior de Enfermagem, sendo recentemente convertida em Escola Superior de Saúde. Em 1999, foi implementada a Escola Superior de Turismo e Hotelaria, em Seia.

O Instituto Politécnico conta, assim, com quatro escolas superiores.

• Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
• Escola Superior de Saúde
• Escola Superior de Tecnologia e Gestão
• Escola Superior de Turismo e Hotelaria

Atualmente a comunidade acadêmica do instituto soma cerca de 2.800 alunos e 250 professores. São ofertadas 20 licenciaturas, 13 Mestrados, dentre eles cursos de qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações, referentes a formação de Técnico Superior Profissional.

Saiba mais:

Edital do aluno.

Edital do professor

Ficha de inscrição

Intercâmbio Instituto Politécnica de Guarda, Portugal
• Período de inscrições: de 03/06/2019 a 20/06/2019

Processo de seleção: ocorrerá simultaneamente à inscrição. Os alunos aprovados receberão o aceite formal por e-mail e serão encaminhados a formalizar a participação por meio do pagamento de taxa de inscrição

De 03/06 a 20/06/2019 envio da documentação à IE estrangeira, caso o aluno seja aprovado.

Compra da passagem: após confirmação do grupo

Pagamento do programa: até 07/09/2019

Viagem: de 07 a 18/10/2019 (datas sujeitas a alterações)

Inscrição: Assessoria de Relações Internacionais, sala 1320, com Alisson Henrique.

Custo do programa: inscrição de R$ 989,00 só será paga pelos alunos efetivamente selecionados e não é reembolsável em caso de desistência. O custo do programa será o preço da passagem aérea mais a acomodação em Portugal (em média 23 euros/dia) e 350 euros de transportes terrestres, almoços, entradas em museus e custos administrativos do programa.