Você está aqui: Página Inicial / ARI / Notícias / Intercâmbio em Portugal destaca estudos sobre Empreendedorismo Sustentável e Capital Intelectual

por raissa.ferreira — publicado 11/10/2019 15h47, última modificação 11/10/2019 15h47
Nove alunos e três professores da Educação Metodista estão no Politécnico da Guarda aperfeiçoando-se em gestão

Empreendedorismo Sustentável e Capital Intelectual é o tema-referência da missão de estudos que alunos da Educação Metodista estão realizando no Instituto Politécnico da Guarda, em Portugal, em intercâmbio cultural e acadêmico iniciado em 5 de outubro e programado até dia 18 próximo. A missão mescla carga teórica na forma de seminários ou workshops e visitas a empresas relacionadas com os estudos, entre as quais a IKEA, uma referência na produção de móveis, o Porto de Lisboa e também a Universidade de Coimbra (foto ao lado), entre outros.

Os módulos são oferecidos por docentes das duas nacionalidades, que abordam questões estratégicas nos dois países. Da Metodista acompanham o intercâmbio os professores Valéria Calipo, Luciana Rodrigues Costa e Carlos Eduardo Santi, dos cursos de Gestão de RH, Comunicação e Engenharias da Computação e Eletrônica, respectivamente.

Entre os conteúdos de aprendizagem estão Empreendedorismo e Inovação, Marketing Verde, ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) como Norteadores da Inovação, Comunicação como Ferramenta Estratégica para a Gestão, Presença Digital Geolocalizada – Como Preparar a Empresa. Constam também da programação visitas culturais a Lisboa, Sintra, Cascais, Belmonte e suas aldeias.

Participam do intercâmbio nove alunos dos cursos presenciais e a distância de Logística, Processos Gerenciais, Marketing, Biologia, Administração e Educação Física: Stephanie Lima Santana, Ticiany Orsogna dos Santos, Silvia Lais de Lima Beltrame, Wagner Nascimento Gonçalves, Italo Ferreira Matos, Hugo Nogueira Nobre, Rafael Durães e João Carlos Guedes. Eles cursam a rede Metodista em São Bernardo, Piracicaba e Izabela Hendrix em Belo Horizonte (MG). Todos terão a incumbência de desenvolver um trabalho acadêmico sobre a experiência internacional e sobre o que aprenderam. Os melhores trabalhos podem ser convertidos em artigos e publicados em revistas científicas.

Relação IPG e Umesp

Internacionalização é prioridade na grade curricular tanto da Metodista quanto do Instituto Politécnico da Guarda, que firmaram em 2012 um Protocolo de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural. O objetivo é colocar estudantes brasileiros e portugueses num ambiente colaborativo, frequentando um minicurso de gestão com temas da economia moderna.

Portugal é hoje uma das economias mais dinâmicas da Europa, destacando-se como celeiro de start-ups.