Revitalização do Cine Pathé, Belo Horizonte, MG – Gabriela Corrêa Brasil Mascarenhas Orientadora: Lourdes Regina Galvão Maia

Revitalização do Cine Pathé, Belo Horizonte, MG – Gabriela Corrêa Brasil Mascarenhas Orientadora: Lourdes Regina Galvão Maia

Um projeto pretende resgatar o charme e a elegância da Savassi, bairro tradicional de BH, reduto de cafés, bares e de grande parte da vida noturna da capital deve ser revitalizada.
De Milton Nascimento ao Skank, gerações viveram e conviveram na mesma praça que é o cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo:
“Cristóvão Colombo com Getúlio Vargas/ hoje eu aqui, que saudade/ daquele tempo dos anos Savassi/ ah, se essa praça falasse…”, música do compositor Pacífico Mascarenhas.
“Não diga que não vem me ver, de noite eu quero descansar, ir ao cinema com você, um filme à toa no Pathê”, música do Skank, dos compositores Chico Amaral e Samuel Rosa.
O Cine Pathé, nome dado em homenagem à Charles Pathé (francês e industrial da sétima arte), é um cinema do ano de 1948, localizado na área da Praça da Savassi, na avenida Cristovão Colombo 315, em estilo art déco, linhas retas, circulos, formas geométricas e design abstrato.
A prefeitura de BH, está com projeto de revitalização da Praça da Savassi, que é o cruzamento das Av. Cristovão Colombo e Getulio Vargas, o quarteirão onde se localiza o Cine Pathé, está inserido na área desta revitalização.