Você está aqui: Página Inicial / Ciências de Dados / Notícias / Alunos do curso de Ciências de Dados do Izabela apresentam trabalho sobre profissões no Brasil

por Ilsa Martins Goncalves publicado 13/08/2018 15h05, última modificação 14/08/2018 17h29

O curso de Ciências de Dados do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realizou um projeto interdisciplinar no primeiro semestre de 2018. Com a orientação do coordenador Neylson Crepalde, os alunos fizeram um estudo investigativo sobre profissões.

Os discentes selecionaram dez profissões (Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Economia, Engenharia Civil, Geologia, Medicina, Medicina Veterinária, Pedagogia e Psicologia) e, através de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), analisaram quais tiveram ascensão ou declínio no Brasil nos últimos anos.

O estudo contou com diversas pesquisas investigativas e compilações de informações para chegar ao resultado final. O coordenador Neylson falou um pouco sobre a dinâmica do trabalho. “Os alunos exploraram a relação de alunos ingressantes e concluintes e a procura por cursos de graduações dessas profissões. Foi possível ver que alguns cursos estão claramente em declínio”, disse.

A produção do projeto durou em torno de dois meses e os estudantes criaram tudo, desde o lineamento da problemática, a escolha das bases de dados, o pré-processamento e o processamento dos dados, as análises e a construção de dados até o relatório final e a apresentação. Neylson também comentou sobre o procedimento. “Eles utilizaram todas as linguagens de programação que eles tiveram acesso até então e, levando em conta que eles estão no primeiro período, é perceptível a qualidade de ensino da Instituição”, enfatizou.

Adelvan Lima, aluno de Ciências de Dados, mostrou-se satisfeito com o projeto desenvolvido por seu grupo. “Ajudar no planejamento e execução do projeto foi um marco, pois nos permitiu colocar em prática o que estávamos aprendendo em sala de aula. Ainda me lembro do sentimento que foi gerar a primeira visualização do conjunto de dados que estávamos explorando. Após concluir o trabalho, começamos a compreender o que poderíamos ter feito de diferente e acredito que perceber isso logo no inicio do curso contribui para ficarmos mais atentos às aplicações praticas de cada novo conceito e técnica que aprendemos”, concluiu.

O projeto foi apresentado pelos alunos no fim do primeiro semestre deste ano.