Você está aqui: Página Inicial / Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão Universitária / Notícias / Congresso aborda os desafios da sociedade contemporânea

Congresso aborda os desafios da sociedade contemporânea

por Isabela Carvalho publicado 30/04/2019 15h24, última modificação 07/05/2019 12h39
Congresso aborda os desafios da sociedade contemporânea

O professor da faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), José Paulo Giovanetti, ministrou no dia 23 de abril, a palestra “Sociedade Tecnológica e seu impacto na vida humana”, no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. O palestrante falou sobre o ritmo de vida da sociedade atual e os efeitos disso em nossas vidas.

De acordo com José Paulo, abordar o tema é importante, pois o ritmo da sociedade atual exerce influencia direta na vida das pessoas. “A vida na nossa sociedade nos possibilita muitas coisas novas, mas é também uma sociedade que nos escraviza impondo um ritmo e provocando estresse em nossas vidas. Isso tem repercussão direta na maneira de viver das pessoas”, comentou.

José Paulo ainda falou da importância de discutir o assunto com os acadêmicos. “Os universitários estão mergulhados dentro dessa sociedade e o primeiro ponto fundamental na vida é ter a consciência do contexto dentro do qual você está mergulhado para ter a chance de se equacionar e achar saídas para ter uma vida melhor. Os adoecimentos de hoje em são diferentes  dos adoecimentos do século passado porque a sociedade é diferente. O ritmo da sociedade atual não respeita o ser humano, ela está sempre provocando um ritmo mais exigente e isso traz muitas consequências negativas”, explicou.

O palestrante também apresentou possibilidades de superação e enfretamento de dificuldades provocadas pelo mundo contemporâneo.

Conheça o palestrante
Possui graduação em Bacharelado Em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais(1980); graduação em Licenciatura Em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais(1981); graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais(1981);graduação em Licenciatura Em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira(1974); especialização em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1975); mestrado em Psicologia pela Université Catholique de Louvain(1983); doutorado em Psicologia pela Université Catholique de Louvain(1986) e pós-doutorado pela Université Catholique de Louvain(1991). Atualmente é Professor Titular do Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus e Membro de corpo editorial da Boletim. Academia Paulista de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica. Atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia genética, fenomenologia, amor, Winnicott, Binswanger.